Medida visa incentivar construção de calçadas e evitar alagamentos de ruas e avenidas

Atento ao desenvolvimento sustentável das cidades, o vereador Sandro Hoici (DEM) cobrou a realização de uma campanha com o objetivo de incentivar a utilização de calçadas ecológicas. O pedido foi por meio de indicação apresentada e aprovada na sessão ordinária, realizada neste dia 25 de abril na Câmara Municipal.

Segundo o Parlamentar, o concreto é usado indiscriminadamente para impermeabilizar o solo e, que a água encontra poucos pontos para percolar, em que acaba acumulando-se e deslocando sobre o solo impermeabilizado, causando grandes problemas como inundações e erosões.

Calçada EcológicaDr. Sandro observa que a evolução é um processo contínuo de adaptações, mas que é preciso a mudança dos conceitos para que aconteça de forma ambientalmente equilibrada. “O uso de calçadas ecológicas é necessário para o desenvolvimento sustentável”, ressaltou.

A calçada ecológica pode ser definida como a disposição de faixas permeáveis (grama, terra) intercalado com faixas impermeáveis (concreto, rocha, cerâmica) ao longo do passeio público destinado ao trânsito de pedestres. “Cumpre ressaltar que esse tipo de calçada ajuda a diminuir o volume e a velocidade da água nas galerias, ajuda a restituir o lençol freático, evita erosão e contribui para a conservação do asfalto”, explicou o Democrata.

Dr. Sandro reforça a importância da campanha para que esse conceito possa ser inserido gradativamente junto à sociedade. “É importante que a população tenha conhecimento dos problemas da impermeabilização e as vantagens da calçada ecológica. Por isso estou cobrando a realização dessa campanha de incentivo para futuramente ser elaborado um projeto de lei”.

Veja também:

  1. Dr.Sandro solicita campanha de incentivo às calçadas ecológicas
  2. Dr. Sandro cobra campanha educativa para orientar ciclistas sobre trânsito
  3. Dr.Sandro cobra plano de saúde para funcionários públicos e campanha para doação de medicamentos
  4. Dr. Sandro cobra reparos no asfalto na Rua Milton Modesto, esquina com a Rua Osvaldo Campesato.
  5. Dr. Sandro sugere programas de incentivo à redução do consumo de água e energia elétrica