Vamos juntos preparar o futuro

Proposta prevê uso de energia solar em casas populares de Nova Andradina

Postado em março 8, 2017

Vereadores Dr. Sandro e Ricardo Lima defendem a implantação de kits de aquecedores solares nas futuras casas populares que serão construídas no município

DSC07404Com o objetivo de estabelecer um padrão para as futuras construções de casas populares em Nova Andradina e aumentar a participação da geração solar na matriz energética do Estado e no município, os vereadores Dr. Sandro Hoici e Ricardo Lima, apresentaram em sessão solene desta segunda-feira (06), indicação parlamentar com foco na edificação de casas populares com a implantação de kits de aquecedores solares.

Ao apresentar os pontos positivos para implantação do sistema, os vereadores ressaltam a contribuição para a sustentabilidade ambiental e a economia gerada na conta de luz do consumidor final. “Além de representar uma economia que pode chegar a 40%, a energia solar é natural, ecológica, gratuita e inesgotável”, destacam os parlamentares.

Os vereadores também ressaltam que, a tecnologia disponível para transformação de energia solar em calor e o posterior armazenamento para uso nas residências, são economicamente viáveis e estão sendo amplamente utilizadas nas moradias em todo o país.

“Além de buscar inovação ao incentivar o uso de energia renovável, o objetivo é consolidar a iniciativa propondo o aprimoramento da política de sustentabilidade dos empreendimentos habitacionais como o uso racional e aquecimento da água nas residências”, defendem.

A implantação dos kits, de acordo com os parlamentares, deve ser estabelecida através da elaboração de um Projeto de Lei. Aprovada por unanimidade, a indicação foi encaminhada à diretora da Agehnova, Marcia Batista Lobo, ao Secretário de Infraestrutura Júlio Cesar Castro Marques e ao Prefeito José Gilberto Garcia.