Imigração Japonesa ao Brasil completou 103 anos. Representando a Comunidade Japonesa, Mario Kai recebeu moção de parabenização na Câmara

Como detentora de uma colônia significativa no Estado, Nova Andradina tem os traços da cultura japonesa espalhados pela cidade a ponto de boa parte deles passarem despercebidos pela população. Afinal, os japoneses estão em Nova Andradina desde sua fundação, onde chegaram os primeiros pioneiros e, hoje, misturados a povos chegados de vários Estados brasileiros e de outros países, que vivem na cidade.

Mas as tradições continuam bem guardadas graças ao empenho da Comunidade Japonesa, presidida por Mario Kai e de e instituições como a Associação Cultural e Esportiva de Nova Andradina (Acena).

Basta uma voltinha pela cidade para se encontrar os traços da cultura japonesa, alguns se destacando na paisagem. Um dos monumentos de destaque, que melhor traduz a influência dos japoneses em Nova Andradina é o Tori, na Praça do Centenário, localizada na Praça Geraldo Mattos Lima. A construção segue os detalhes da arquitetura japonesa, e representa a cultura do país. Mas a cultura japonesa pode ser encontrada também nos esportes, na música, religião e, com destaque, na culinária e artes marciais.

Por toda essa trajetória, o presidente da Câmara de Nova Andradina, Adriano Palopoli e o vereador Dr. Sandro Hoici, entregaram em sessão ordinária desta segunda-feira (20), uma moção de parabenização à comunidade japonesa, através do presidente Mario Kai. A moção trata dos 103 anos da imigração japonesa ao Brasil, destacando que hoje, o país abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão, com 1,5 milhão de nisseis – japoneses e seus descendentes, que se somaram como irmãos dos brasileiros, mesclando raças e costumes, contribuindo para o Brasil alcançar um desenvolvimento harmônico e pujante perante os outros países.

Veja também:

  1. Projeto de Dr. Sandro institui dia da Comunidade Japonesa
  2. Com iniciativa do Dr. Sandro, Câmara comemora Dia da Comunidade Japonesa em Nova Andradina.
  3. Dia da Imigração Japonesa – 18 de Junho
  4. Câmara parabeniza classe médica de Nova Andradina
  5. ACENA comemora 50 anos de fundação