Vamos juntos preparar o futuro

Campanha de castração de felinos contribui para o controle de zoonoses

Postado em março 28, 2011

A médica veterinária, Dra. Patrícia Gulyas Zanatta, juntamente com vários colaboradores, tem dado grande contribuição ao município, pois vem realizando, de forma voluntária, uma  campanha de castração de felinos domésticos.

Ao contrário dos cães, é mais difícil manter os gatos dentro de casa. Incitados pelo instinto de reprodução, com suas habilidades físicas  transpõem facilmente os muros e portões para buscar  parceiros. Isso os expõem a um ambiente favorável a reprodução descontrolada e disseminação de zoonoses. A castração dos felinos controla o instinto de reprodução, os desestimulando a fugir de seu ambiente doméstico.

A campanha  é realizada de forma totalmente gratuita, e para o seu sucesso é necessário estabelecer várias parcerias, assim, o vereador Dr.Sandro Hoici cobrou o apoio do Executivo Municipal, pois a população está tendo grandes benefícios com essa campanha. Acatando o pedido do parlamentar, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses, fez a doação de parte do material utilizado para a realização dos procedimentos, que foi entregue pessoalmente pelo vereador. “Admiro o carinho que a Dra.Patrícia tem pelos animais, e fiquei sensibilizado com esse trabalho que ela vem realizando.  É gratificante ajudar pessoas assim”, pontua Dr.Sandro.

Na Escola Municipal Enfantina de Quandros, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, foi realizado um trabalho de conscientização, e também o cadastramento de felinos, onde foram totalizados 400 animais a serem beneficiados pela campanha.

Dra. Patrícia está cedendo parte do material e as instalações de sua clínica veterinária para a realização dos procedimentos. Devido a grande demanda desse serviço, os felinos estão sendo castrados gradativamente, onde já chegaram a realizar 20 procedimentos em um único dia. “Amo os animais, tanto quando amo meu trabalho. Fico muito satisfeita em realizar essa contribuição”, exclama Dra. Patrícia.