Vamos juntos preparar o futuro

Dr.Sandro destaca a importância do projeto para economia de água

Postado em abril 15, 2010

Água O vereador Dr.Sandro tem se destacado na luta em defesa do meio-ambiente, percebemos isso pelas inúmeras indicações e projetos que vem apresentando na Câmara Municipal, como exemplo a substituição das sacolas plásticas por similares ecológicos, criação do programa de coleta seletiva, formação dos vigilantes juniores do meio-ambiente, uso de papel reciclado nas repartições públicas, programa de eficiência energética, e muitos outros.

Um dos projetos do Dr.Sandro trata da economia e uso racional de água através do uso de  equipamentos, sistemas ou dispositivos hidráulicos que propiciem o controle e redução do consumo, citando como exemplos torneiras e válvulas com redutores e reguladores de vazão, com sistema de fechamento automático, este que foi aprovado por unanimidade em junho de 2009, e até então aguardava regulamentação para entrar em vigor.

Após muita cobrança, esse projeto começa a dar frutos, como podemos ver nas informações no site da prefeitura que informa do inicio do projeto.

A lei abrange as edificações não-residenciais de uso público, os edifícios públicos municipais, os comerciais destinados a escritórios, centros comerciais e de lazer, prédios escolares públicos e privados, prédios destinados à prestação de serviços, tanto públicos como privados, hotéis, motéis, clubes e similares, estádios e ginásios de esportes, hospitais e clinicas, e outras assim consideradas pelos órgãos normativos competentes, federais, estaduais e municipais, que terão prazo de 5 anos para se adequar a nova lei.

Dr.Sandro ressalta que esse tipo de medida é muito importante, pois de toda água disponível no mundo, apenas 3% é água doce, e destes, apenas 0,99% são aproveitáveis. O Brasil possui cerca de 20% das reservas mundiais, mas a maior parte, cerca de 80%, encontra-se na Amazônia. Assim, dispor de grandes reservas, não garante o abastecimento para toda a população, pois estão longe dos grandes centros. As regiões nordeste e sudeste já sofrem com a escassez, esta que pode vir a ser sério limitante no desenvolvimento econômico e social.

“A água é um bem precioso, embora muita gente não perceba, a cada dia está mais escasso. É necessário a tomada de medidas imediatas para que não falte água à nossos filhos e netos. Nunca descansarei na luta em defesa do meio-ambiente, e destaco a atitude responsável  do prefeito Gilberto Garcia, que ficará marcada na história de Nova Andradina”, pontuou Dr.Sandro.