Exemplo de calçada ecológica Estamos no Mês do Meio Ambiente, período em que vários questionamentos sobre as agressões à natureza são levados à reflexão da sociedade. O desenvolvimento desordenado traz consigo grandes problemas, e um deles é a impermeabilização do solo através do concreto e do asfalto. A água encontra poucos pontos para percolar, em que acaba se acumulando e deslocando em grande volume sobre a o solo impermeabilizado, causando grandes problemas, como inundações e erosões. Fato evidente e facilmente constatável  em Nova Andradina, basta percorrer as ultimas ruas da cidade.

A evolução é um processo contínuo de adaptações, mas é preciso a mudança dos conceitos para que aconteça de forma ambientalmente equilibrada. A campanha de incentivo ao uso da calçada ecológica proposta pelo vereador Dr.Sandro na última sessão ordinária da Câmara Municipal, vem de encontro a esse desafio: conceber o desenvolvimento sustentável das cidades.

A calçada ecológica pode ser definida como a disposição de faixas permeáveis (grama, terra) intercalada com faixas impermeáveis (concreto, rocha, cerâmica) ao longo do passeio público destinado ao transito de pedestres. Esse tipo de calçada ajuda a diminuir o volume e a velocidade da água nas galerias, ajuda a restituir o lençol freático, evita erosão e contribui para a conservação do asfalto.

O  vereador Dr.Sandro fala da importância dessa campanha: “É importante que a população tenha conhecimento dos problemas da impermeabilização e as vantagens da calçada ecológica, assim, a realização dessa campanha vai contribuir  para que possamos gradativamente inserir esse conceito junto a sociedade”.

Veja também:

  1. Dr.Sandro solicita criação de Programa de Coleta Seletiva
  2. Dr. Sandro solicita adoção de Papel Reciclado na Câmara Municipal
  3. Dr.Sandro solicita distribuição de sementes de crotalária e citronela no combate a dengue
  4. Dr.Sandro quer mais incentivo ao futebol
  5. Dr. Sandro propõe Lei de incentivo ao Serviço Voluntário em Nova Andradina