Vamos juntos preparar o futuro

Dr.Sandro solicita campanha de incentivo às calçadas ecológicas

Postado em junho 8, 2010

Exemplo de calçada ecológica Estamos no Mês do Meio Ambiente, período em que vários questionamentos sobre as agressões à natureza são levados à reflexão da sociedade. O desenvolvimento desordenado traz consigo grandes problemas, e um deles é a impermeabilização do solo através do concreto e do asfalto. A água encontra poucos pontos para percolar, em que acaba se acumulando e deslocando em grande volume sobre a o solo impermeabilizado, causando grandes problemas, como inundações e erosões. Fato evidente e facilmente constatável  em Nova Andradina, basta percorrer as ultimas ruas da cidade.

A evolução é um processo contínuo de adaptações, mas é preciso a mudança dos conceitos para que aconteça de forma ambientalmente equilibrada. A campanha de incentivo ao uso da calçada ecológica proposta pelo vereador Dr.Sandro na última sessão ordinária da Câmara Municipal, vem de encontro a esse desafio: conceber o desenvolvimento sustentável das cidades.

A calçada ecológica pode ser definida como a disposição de faixas permeáveis (grama, terra) intercalada com faixas impermeáveis (concreto, rocha, cerâmica) ao longo do passeio público destinado ao transito de pedestres. Esse tipo de calçada ajuda a diminuir o volume e a velocidade da água nas galerias, ajuda a restituir o lençol freático, evita erosão e contribui para a conservação do asfalto.

O  vereador Dr.Sandro fala da importância dessa campanha: “É importante que a população tenha conhecimento dos problemas da impermeabilização e as vantagens da calçada ecológica, assim, a realização dessa campanha vai contribuir  para que possamos gradativamente inserir esse conceito junto a sociedade”.