Vamos juntos preparar o futuro

Dr.Sandro solicita distribuição de sementes de crotalária e citronela no combate a dengue

Postado em maio 25, 2010

Devido os crescentes índices de casos de dengue no município de Nova Andradina, o vereador Dr.Sandro, através de indicação legislativa na ultima sessão ordinária da Câmara Municipal (24/05), solicitou a criação de uma campanha com distribuição de sementes de crotalária e citronela,  plantas que auxiliam no combate ao mosquito da dengue.

A crotalária, segundo alguns estudos ainda não comprovados, atraem as libélulas, insetos alados que se reproduzem em ambientes com água parada e limpa,  assim como faz o mosquito da dengue. A libélula é um predador voraz desde seu nascimento. Quando está no estado de larva, se alimenta da larva de outros insetos. Após um longo período na água, sofre uma metamorfose, ganha asas e torna-se adulto, em que é capaz de comer 14% do seu peso se alimentando apenas de outros insetos voadores, como abelhas, moscas, pernilongos e até mesmo o mosquito Aedes Aegypti.

A citronela é uma planta aromática de onde é extraída a matéria-prima para fabricação de repelentes de insetos, que pode ser cultivada em vasos ou no jardim, obtendo o mesmo efeito repelente.

Mobilização Nacional – O uso da crotalária e da citronela como agente natural no controle e combate ao mosquito da dengue não é novidade, cidades como Dourados(MS) e Monte Aprazível(SP) já estão utilizando essas armas. O Colégio Adventista, através da campanha “Um dia de esperança para o Planeta”,  está distribuindo sementes de crotalária em vários municípios do país, inclusive Nova Andradina.

O vereador Dr.Sandro convoca a população na luta contra a dengue: “O uso dessas duas novas armas naturais vai contribuir para reduzirmos os casos de dengue no município, mas é fundamental as parcerias entre as Instituições Pública e a sociedade civil para que possamos ter êxito nessa batalha”.