crotalaria juceaDevido os crescentes índices de casos de dengue no município de Nova Andradina, o vereador Dr.Sandro, através de indicação legislativa na ultima sessão ordinária da Câmara Municipal (24/05), solicitou a criação de uma campanha com distribuição de sementes de crotalária e citronela,  plantas que auxiliam no combate ao mosquito da dengue.

A crotalária, segundo alguns estudos ainda não comprovados, atraem as libélulas, insetos alados que se reproduzem em ambientes com água parada e limpa,  assim como faz o mosquito da dengue. A libélula é um predador voraz desde seu nascimento. Quando está no estado de larva, se alimenta da larva de outros insetos. Após um longo período na água, sofre uma metamorfose, ganha asas e torna-se adulto, em que é capaz de comer 14% do seu peso se alimentando apenas de outros insetos voadores, como abelhas, moscas, pernilongos e até mesmo o mosquito Aedes Aegypti.

A citronela é uma planta aromática de onde é extraída a matéria-prima para fabricação de repelentes de insetos, que pode ser cultivada em vasos ou no jardim, obtendo o mesmo efeito repelente.

Libélula Mobilização Nacional – O uso da crotalária e da citronela como agente natural no controle e combate ao mosquito da dengue não é novidade, cidades como Dourados(MS) e Monte Aprazível(SP) já estão utilizando essas armas. O Colégio Adventista, através da campanha “Um dia de esperança para o Planeta”,  está distribuindo sementes de crotalária em vários municípios do país, inclusive Nova Andradina.

 

O vereador Dr.Sandro convoca a população na luta contra a dengue: “O uso dessas duas novas armas naturais vai contribuir para reduzirmos os casos de dengue no município, mas é fundamental as parcerias entre as Instituições Pública e a sociedade civil para que possamos ter êxito nessa batalha”.

Veja também:

  1. Dr.Sandro agradece solicitações atendidas para o combate a dengue
  2. Dr. Sandro quer efetivação de projeto para aquisição de sementes de Crotalária e Citronela
  3. Prefeito responde indicação de Dr. Sandro sobre distribuição de sementes de citronela e crotalária
  4. Dr. Sandro pede manutenção na Praça do Horto Florestal e Constante Atenção a DENGUE
  5. Dengue: Sintomas, tratamento e prevenção.