Vamos juntos preparar o futuro

Entenda, de uma vez por todas, a COP-15

Postado em dezembro 7, 2009

COP-15 Copenhagen A COP-15 vem sendo amplamente divulgada pela imprensa, ainda mais agora que resta pouco tempo para o início dos trabalhos. Infelizmente ainda temos pessoas que não sabem do que se trata esta importante conferência.
Não precisei conversar com muitas pessoas para descobrir que a maioria não sabe do que se trata. Mas o sangue ferveu quando um sujeito achou que a COP-15 era um campeonato mundial de futebol de juniores que seria realizado em Copenhague. Poxa, não saber do evento a gente até entende, agora ler a notícia e querer entender outra coisa? Pare de lamber sabão meu irmão.
Então para quem ainda está por fora, a COP-15, 15ª Conferência das Partes, realizada pela UNFCCC – Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, será realizada entre os dias 7 e 18 de dezembro deste ano, em Copenhague (Dinamarca).
Não é exagero dizer que este evento é do interesse de nós todos, pois tem a ver com a sobrevivência humana diante do aquecimento global.
Apesar de se reunirem anualmente há uma década e meia, este ano, a Conferência das Partes tem importância especial. Desde a COP-13 em Bali (Indonésia), espera-se que, finalmente, na COP-15, tenhamos um acordo climático global com metas quantitativas para os países ricos e compromissos de redução de emissões que possam ser mensurados, reportados e verificados para os países em desenvolvimento.
No entanto, se os países não se comprometerem a mudar de atitude, o cenário pode ser desesperador. Correremos um sério risco de ver:
– a floresta amazônica transformada em savana;
– rios com menor vazão e sem peixes;
– uma redução global drástica da produção de alimentos, que já está ocorrendo;
– o derretimento irreversível de geleiras;
– o aumento da elevação do nível do mar, que faria desaparecer cidades costeiras;
– a migração em massa de populações em regiões destruídas pelos eventos climáticos e
– o aumento de doenças tropicais como dengue e malária.
Então não fique por fora, pois você está no mesmo barco.
No próximo post darei detalhes de como você poderá participar cobrando das autoridades que irão se reunir em Copenhague.

Fonte: Publicações do site “Planeta Sustentável”