Vamos juntos preparar o futuro

Onu celebra o Dia Mundial da Água…

Postado em março 22, 2013

Secretário-Geral afirmou que o bem natural é a chave para um desenvolvimento sustentável; até 2030 quase metade da população global terá problemas de abastecimento

Água, um bem essencial para a vida

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A ONU celebra, esta sexta-feira, o Dia Mundial da Água com uma reunião na sede da organização, em Nova York e eventos globais.

O Secretário-Geral, Ban Ki-moon, afirmou que o bem natural é a chave para um desenvolvimento sustentável. Ele alertou que até 2030 quase metade da população global terá problema de abastecimento.

Demanda

O chefe da ONU disse que daqui a 17 anos, a demanda por água vai superar a oferta em mais de 40%.

Ban falou ainda que com a mudança climática e as necessidades das populações que crescem e prosperam, os governos terão de trabalhar juntos para proteger essa fonte natural.

Impacto

Em entrevista à Rádio ONU, de São Paulo, o Presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, alertou sobre o problema da mudança climática.

"Mudança climática impacta a água. Porque? O resultado da mudança climática são secas mais longas, enchentes mais intensas, e portanto, são impactos diretamente no sistema hídrico."

Cooperação

Ban Ki-moon afirmou que 2013 é o Ano Internacional de Cooperação pela Água, e o Dia Mundial da Água é dedicado a destacar os esforços conjuntos necessários para garantir uma fatia justa para as pessoas e o planeta.

A ONU, através de várias de suas agências, está promovendo a colaboração global de todos os setores. O Programa para o Desenvolvimento, Pnud, está apoiando um acordo político para a divisão de águas, como na base do rio Nilo.

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, e a Comissão Econômica para a Europa, Unece, também estão empenhadas em projetos que envolvem o bem natural.

Elo

Benedito Braga falou ainda sobre a importância da água.

"Nós temos que ter essa visão integrada que a água é um elo de ligação de diferentes setores da economia, da energia, da agricultura e do transporte. E ela tem uma ligação muito importante com a saúde, através do saneamento. Eu esperaria que os governantes entendessem claramente a importância de cuidar da água."

Saneamento

O Secretário-Geral também disse que nenhuma mensagem sobre a água pode ser feita sem mencionar o saneamento. Segundo ele, 2,5 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso a um banheiro.

Ban disse que o custo disso é visto em vidas, 4,500 crianças morrem diariamente e, também, na queda da produtividade econômica.

O chefe da ONU fez um apelo por mais cooperação entre os países dizendo que a água é um recurso natural comum. Ele afirmou que todos devem usá-la de forma mais inteligente e sem desperdício.

Fonte: Radio ONU