Reciclagem No dia 07 de novembro de 2009 foi realizado o I Seminário Sobre Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental, na Câmara Municipal de Nova Andradina – MS. O evento teve como objetivo estimular o debate e a troca de experiências sobre o gerenciamento de resíduos sólidos domiciliares, com ênfase em programas de coleta seletiva e organização de catadores.
A coordenação do seminário ficou sob a responsabilidade do Prof. Dr. Marcelino de Andrade Gonçalves, da UFMS, mas a organização reuniu representantes de diversas instituições: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado – SEMDI; Prefeitura Municipal de Nova Andradina; Faculdades Integradas Nova Andradina – FINAN; Faculdade de Tecnologia de Nova Andradina – FATEC; Câmara Municipal; Bio-Acess Consultoria Ambiental e da Saúde; Banco do Brasil; Os Movidos Promoções & Eventos; e, ainda, a Deputada Estadual Dione Hashioka e os vereadores Dr. Sandro, Vicente e Marião da Saúde.
Para dar conta do objetivo proposto, foram realizadas quatro mesas redondas, com a participação de palestrantes que são pesquisadores, técnicos e trabalhadores catadores envolvidos na organização de programas de gerenciamento de resíduos sólidos recicláveis com inclusão social de catadores em suas cidades de origem. Assim, o Seminário contou com palestrantes com experiências relativas ao tema, tanto no ramo da pesquisa, ensino e extensão universitária, como no planejamento, execução e manutenção direta dos programas de coleta seletiva.
Diversos palestrantes ressaltaram a importância dos programas de coleta seletiva para minimizar os problemas socioambientais relativos aos resíduos sólidos domiciliares e valorizar os resíduos sólidos recicláveis, gerando emprego e renda. Destacaram, ainda, a responsabilidade da administração pública municipal na elaboração de uma política de gerenciamento integrado de resíduos sólidos e a relevância do estabelecimento de parcerias e apoios com os diversos segmentos da sociedade civil (empresários, universidades, sindicatos de trabalhadores, igreja, etc.) tendo em vista sua implantação.

As palestras permitiram conhecer programas de coleta seletiva e organização de catadores que atingiram bons resultados e cuja experiência pode ser utilizada no planejamento de novos programas ou no aperfeiçoamento de programas já existentes. Além disso, permitiu aos participantes ampliar seus conhecimentos sobre conceitos e aspectos polêmicos envolvidos no debate deste tema, bem como tirar dúvidas por meio de perguntas realizadas aos palestrantes ao final das apresentações em cada mesa redonda.
Desta forma, acreditamos que o evento foi realizado com sucesso, pois atingiu os objetivos propostos e reuniu autoridades públicas, técnicos, professores, alunos e comunidade em geral para o debate e aprendizado coletivo.
A articulação institucional necessária para a organização e realização do evento reforçou ainda mais a parceria já existente entre universidade, prefeitura municipal, câmara de vereadores e todos os demais envolvidos na busca de avanços na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos no Município de Nova Andradina, especialmente no que se refere à coleta seletiva e organização de catadores.

Veja o relatório completo

Veja a transcrição do seminário

Veja também:

  1. I Seminário sobre Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental
  2. Dr.Sandro discute propostas para gerenciamento integrado de resíduos urbanos
  3. Parque ambiental pauta requerimento de Dr. Sandro
  4. Dr. Sandro quer informações sobre COSIP e melhorias em bairros
  5. Dr. Sandro propõe Coleta Seletiva Solidária