Por iniciativa do vereador Dr. Sandro Hoici, com o apoio de todos os vereadores, a Câmara Municipal de Nova Andradina homenageou durante a sessão ordinária de segunda-feira, dia 17 de junho, os ex-presidentes da Associação Cultural e Esportiva de Nova Andradina (Acena), em comemoração ao Dia Municipal da Comunidade Japonesa (18 de junho).

Resgatando a história, data de 1908 a chegada oficial do primeiro grupo de imigrantes japoneses no Brasil, que atracaram no Porto de Santos em 18 de junho deste ano.
A história da chegada dos imigrantes japoneses na região de Nova Andradina inicia-se em 1957, com a vinda da família Anzai a convite da empresa Moura Andrade, mas devido a algumas decepções com o cultivo de arroz, a família muda-se para Minas Gerais e retorna dois anos depois.
Nesta época, chega à Nova Andradina Shoji Shirota, também contratado pela empresa Moura Andrade, para a confecção de projetos e medições de terras e retirada da madeira.
Em 1959, a família Anzai retorna à Nova Andradina, e juntamente com a família Shirota, iniciam os projetos para formar a associação, hoje denominada Associação Cultural e Esportiva de Nova Andradina (Acena).
Através de levantamentos extraoficiais, estavam em Nova Andradina nesta época as famílias Shirota, Anzai, Kai, Azuma, Suguimoto, Suguita, Jodai, Takaoka, Itaya, Sakata, Goto, Yano, Yoshioka, Yamamoto, Fujimoto, Fujibayashi, Nakamura, Hashinokuti, entre outras, que juntas, iniciaram o movimento para fundação da Acena, que aconteceu em 16 de setembro de 1960.
De 60 em diante, muitos presidentes passaram pela Acena, e deixaram um importante legado, fazendo jus à homenagem a estes pioneiros.
Foram homenageados os ex-presidentes da Acena Shoji Shirota, Seiti Goto (in memoriam), Shiguetaka Yano (in memoriam), Matae Suguimoto (in memoriam), Junichi Nakamura (in memoriam), Tsuneo Miyazima (in memoriam), Masayuki Azuma (in memoriam), Guissaku Segawa (in memoriam), Paulo Kawabuti, Jaime Kamimura (in memoriam), Massatoshi Azuma, Yosou Jodai, Hiroshi Iwata, Hideo Matsumura, Valter Yasunaka, Luiz Tadao Mitsunaga, Sussumu Kuwabara, Kiyoshi Jodai, Masakasu Azuma, Mario Kai, e o atual presidente da Acena, Roberto Uehara.
O ex-presidente da Acena, Massatoshi Azuma, afirmou que a entidade, que há 53 anos atua em Nova Andradina, deixou como marca diversas atividades sociais, esportivas e de filantropia, resgatando a cultura japonesa. “Nossos sinceros agradecimentos por esta homenagem, e que os vereadores continuem o apoio à Acena”, afirmou.

O vereador Dr. Sandro Hoici, propositor da homenagem, autor do Projeto de Lei 890/2010, que estabelece o 18 de junho como o Dia Comunidade Japonesa, visando preservar a rica história desta comunidade em Nova Andradina, falou do seu orgulho em ser descendente de japoneses. “Apesar de ser um povo sofrido, com muita dedicação, trabalho, os japoneses ajudaram a construir a história deste País. Nova Andradina agradece muito a colaboração desta grandiosa comunidade”, afirmou.

Veja também:

  1. Projeto de Dr. Sandro institui dia da Comunidade Japonesa
  2. Câmara parabeniza Comunidade Japonesa
  3. Dr.Sandro participa das comemorações do Dia do Idoso
  4. Dr.Sandro comemora festa do dia das mães no Bairro União
  5. Nova Andradina realiza ação no Dia Mundial de Luta contra Aids