Henrique Prata, Diretor Geral do HC Barretos, Ademar Capuci e Dr.Sandro, na inauguração do IRCAD BrasilAdemar Capuci e Dr.Sandro em frente ao Hospital de Câncer de Barretos

O vereador Dr.Sandro juntamente com o empresário Ademar Capuci estiveram no último final de semana (08 e 09) visitando as instalações do Hospital de Câncer de Barretos para conhecer o maior centro de referência no tratamento de câncer na Amércia Latina.

O Hospital de Câncer de Barretos realiza cerca de 3.000 atendimentos por dia, de pacientes vindo de todos os estados brasileiros. Possui os mais modernos equipamentos para realizar exames laboratoriais, cirurgias e tratamentos. Apenas no ano de 2010 foram realizados 609.945 atendimentos, sendo cerca de 1.700 de pacientes de Nova Andradina.

Para atender a imensa demanda vinda de todo o Brasil, o complexo do Hospital revela números que impressionam: são 16 pavilhões, 13 alojamentos para 650 pessoas, Instituto de Prevenção com 2 unidades fixas e 6 móveis que percorrem cerca de 300.000 km pelas estradas do país, são servidas 8.000 refeições diariamente, 2.500 colaboradores, 250 médicos que trabalham em tempo integral e dedicação exclusiva, e R$ 4 milhões de déficit mensal.

O hospital oferece atendimento de primeira de forma totalmente gratuita aos pacientes do sistema público de saúde, porém os repasses são insuficientes para pagar as elevadas despesas, mas o empresário Henrique Prata, diretor geral e filho dos fundadores da instituição, com muito trabalho e seriedade,  conseguiu ganhar a confiança do público, e passou a receber o apoio de vários segmentos da sociedade, além de centenas de prefeituras e artistas de renome, como Chitãozinho e Xororó, Sérgio Reis, Xuxa, Ivete Sangalo, Leandro e Leonardo, Gugu Liberato, Zezé di Camargo e Luciano, Sandy e Junior, Gian e Giovani, João Paulo e Daniel, Rionegro e Solimões, Rick e Renner, Alexandre Pires, César e Paulinho, dentre outros. A Rede Vida de Televisão e o Padre Marcelo Rossi também colaboram. Pecuaristas de vários estados organizam leilões de gado, e suas rendas são revertidas para a obra. Em Nova Andradina, Ademar Capuci é o organizador do evento, que a 8 anos realiza o leilão “direito de viver”, o próximo ocorrerá no dia 04 de setembro.

Além do diagnóstico e tratamento, a instituição passou a desenvolver programas de prevenção, de ensino e de pesquisa. O Ministério da Saúde elevou-o à categoria de hospital de ensino, e o Ministério da Educação e Cultura aprovou residências nas especialidades de cirurgia, radioterapia, radiologia, medicina nuclear e oncologia. Uma equipe do hospital percorre o interior com um caminhão adaptado, realizando exames preventivos e detecção precoce da enfermidade.

Laboratório de treinamento do IRCAD BrasilA mais recente conquista da instituição foi trazer para o Brasil o IRCAD, instituto especializado no ensino e na pesquisa de cirurgias minimamente invasivas. Henrique, sem saber falar uma palavra em inglês, mas com discurso simples e firme, foi fundamental para convencer o médico francês e presidente do IRCAD, Sr. Jacques Marescaux, a optar pelo Brasil, vencendo a concorrência com a Argentina, que há três anos tentava instalar o centro latino-americano em seu país. No mundo há apenas 3 institutos, sendo um na França, outro em Taiwan e o terceiro no Brasil. Foram investidos aproximadamente R$ 60 milhões, sendo metade em parceria com o Governo de São Paulo e Governo Federal, e a outra metade em parceria com a Covidien, líder no mercado de material cirúrgico, e Karl Storz, principal fornecedora do setor de instrumentos endoscópicos. O prédio do instituto, construído ao lado do Hospital de Câncer, tem 7.200 metros quadrados, e 130 lugares em um auditório capaz de promover a integração online entre suas unidades. O laboratório tem capacidade para 40 profissionais acomodados em estações para treinamento em cirurgias laparoscópicas. O instituto vai destinar 30% das vagas a médicos do Sistema Único de Saúde (SUS). Estima-se que ainda em 2011, serão treinados 1.100 profissionais, podendo chegar a 3.000 anuais, quando instituto estiver funcionando em capacidade máxima.

Dr.Sandro acompanhou a cerimônia de inauguração do moderno centro de treinamento, e ficou impressionado:”Esse novo centro está no mesmo patamar de países de primeiro mundo, e vai permitir que médicos do SUS façam treinamentos e passem a oferecer na rede pública um procedimento que até pouco tempo era restrito as elites”, frisa.

O principal motivo levou Dr.Sandro ao HC de Barretos foi de encaminhar uma proposta de parceria e extensão de unidade de tratamento de câncer para Nova Andradina: “O HC de Barretos é o melhor centro de referencia no tratamento de câncer do país, onde muitos nova-andradinenses buscam soluções para suas enfermidades. Se conseguirmos estabelecer uma parceria, parte do tratamento poderá ser realizada aqui no município, e isso evitaria gastos com deslocamentos, trazendo muitos benefícios para a população”, explica.

A Instituição já possui unidades em Jales-SP, Juazeiro-BA, e está em implantação uma unidade em Porto Velho-RO. A proposta de criação de uma extensão em Nova Andradina foi bem aceita pelo diretor geral: “Se tiver parceiro, nós fazemos”.

Dr.Sandro buscará apoio do Governo do Estado e do Municipio para que o projeto possa ser concretizado: “É um projeto ousado, que demandará esforços de todas as esferas, e acredito que se todos que tem poder de decisão ponderarem sobre os benefícios trazidos à população, obteremos exito nessa proposta”,diz.

Veja também:

  1. Dr. Sandro quer extensão do Hospital do Câncer de Barretos em Nova Andradina
  2. Dr.Sandro prestigia Leilão em benefício do Hospital do Câncer de Barretos
  3. Diretor do Hospital de Câncer de Barretos virá à Nova Andradina
  4. Nenão e Dr. Sandro pedem esgoto para área onde será construída extensão do Hospital de Câncer de Barretos
  5. Dr.Sandro e Ademar Capuci vão à Barretos para discutir projeto de unidade de prevenção para Nova Andradina