Vamos juntos preparar o futuro

Dr. Sandro defende a reativação das atividades do Hemocentro

Postado em julho 10, 2013

O vereador Dr. Sandro Hoici apresentou indicação durante a sessão de segunda-feira, dia 08 de julho, solicitando que as atividades do Hemocentro de Nova Andradina sejam SDC17317reativadas, pois atualmente vem atuando apenas como unidade para armazenamento e distribuição de pequenas quantidades de hemoderivados.

Dr. Sandro informou que o Hemocentro de Nova Andradina foi inaugurado em setembro de 1994, e recebeu reformas em 2001 e 2010, sendo que na última reforma, passou a funcionar apenas como unidade de armazenamento e distribuição. Em 2011, o vereador encaminhou indicação similar, alegando que a unidade abastece nove hospitais da região do Vale do Ivinhema, e com a implantação dos leitos de UTI no Hospital Regional e a construção do Centro de Diagnóstico do Hospital de Câncer de Barretos, haverá a necessidade do processamento dos hemoderivados para atender as cirurgias de médio e grande portes que serão realizadas.

SDC17315Hoje, o Hemocentro conta com dois técnicos em enfermagem, dois bioquímicos, um administrativo, dois vigilantes e dois funcionários para serviços básicos, e para a ativação da coleta, será necessário contar com um médico e um enfermeiro, informou Dr. Sandro. “Temos cerca de quatro mil doadores cadastrados, e se o hemocentro funcinar não apenas como unidade de abastatecimento e distribuição, e sim como Hemocentro, teremos capacidade para colher até 10 bolsas de sangue diariamente. Precisamos desta unidade em pleno funcionamento”, defendeu o vereador.

A indicação foi encaminhada ao prefeito Roberto Hashioka e ao secretário de saúde, Sílvio Senhorini.