Dr. Sandro quer política de atenção integral à saúde do homem

Postado em outubro 1, 2009

Dr.Sandro  “Nortear as ações de atenção integral à saúde do homem, visando estimular a prevenção e, sobretudo, garantir a saúde que é um direito social básico e de cidadania de todos os homens brasileiros”. Com este objetivo, o vereador Dr. Sandro Hoici apresentou indicação parlamentar solicitando à Secretaria de Saúde do Estado e do Município, agilidade na implementação da Política de Atenção Integral à saúde do homem em Nova Andradina.

Segundo Dr. Sandro, com sua experiência de 14 anos de atuação como médico urologista é possível confirmar que a incidência de doenças que atingem o homem, principalmente o idoso é alarmante, onde o câncer de próstata é o principal problema de saúde que acomete os homens acima de 40 anos, que segundo estatísticas do Ministério da Saúde, do ano de 1996 a 2006 morreram no Brasil 90.705 homens devido a essa doença, sendo o principal fator agravante a falta de informação que contribui para a falta de prevenção, que se traduz em diagnósticos de doenças em estágio avançado, acarretando em tratamentos de alta complexidade e alta taxa de mortalidade.

As mulheres, devido a grande contribuição do programa de saúde da mulher, estão conseguindo uma qualidade de vida melhor e vivem em média 8 anos a mais que os homens, e ainda, outro dado preocupante é a disparidade de 175 mil  mortes por ano a  mais de homens do que mulheres.

Com base nos preceitos da portaria instituída pelo Ministério da Saúde, propondo uma política de atenção integral à saúde do homem, Dr. Sandro quer rapidez na implantação do programa, que vai contribui diretamente para a prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida.