Vamos juntos preparar o futuro

Proteja seu gatinho

Postado em agosto 5, 2009

kitten_born Os gatos, como os cachorros, estão presente na vida cotidiana urbana, e muitas vezes são considerados como membro da família. Adorado pelas crianças e adultos, os felinos estabelecem laços afetivos com as pessoas, demonstranto todo seu carinho e afetividade, mas não perdem os seus instintos selvagens, e como todos sabem, é muito difícil manter o felino dentro de casa, pois os muros e portões não impedem que ele dê aquela “escapadinha” para namorar. Isso faz com que o bichinho tenha contato com outros gatos, muito deles, gatos de rua, propiciando um ambiente para reprodução descontrolada e disseminação de zoonoses. Além disso, da mesma forma que os felinos são amados por uns, é odiado por outros, e estando longe da segurança do seu lar, ficam à sorte do destino, ondem são alvos de atropelamentos, envenenamentos e ataque por outros animais.

Pensando nesse problema, Dr.Sandro solicitou ao Prefeito e ao Secretário de Saúde a criação de um programa de incentivo a castração de felinos. Estudos demonstram que a castração minimiza o instinto de reprodução, tornando o felino mais doméstico e caseiro, dessa forma vai conter a reprodução descontrolada e minizar os riscos de disseminação de zoonoses.

O controle de zoonoses e de animais sem proprietários que estão nas ruas cabe ao município, com o trabalho do Centro de Controle de Zoonoses, que juntamente com esse programa, irá contribuir para contenção do problema.

O procedimento de castração de felinos é fácil e rápido, nos informou a Médica Veterinária Dra. Patrícia A.Gulyas Zanatta, esta que ainda se comprometeu, juntamente com outros profissionais voluntários, a realizar 50 castrações de felinos machos gratuitamente por semana, desde que seja forncecido o material para o procedimento. De posse dessas informações, a criação desse programa vai custar muito pouco aos cofres públicos,  e com o apoio dos profissionais voluntários, vai conseguir trazer grandes benefícios à população.

Centro Controle ZoonosesCentro Controle Zoonoses