Vamos juntos preparar o futuro

Sábado é “Dia D” da Campanha de vacinação antirábica

Postado em setembro 24, 2009

Meus melhores amigos Sábado (26/09) é o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica, para cães e gatos. A Prefeitura Municipal, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde e o Ministério da Saúde, realiza mais uma ação de imunização e prevenção contra a Raiva Animal. A meta para o ano de 2009 é imunizar 80% da população de cães e gatos, que corresponde a 6.216 animais.

A Campanha tem por objetivo estabelecer uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e felina.
Para o desenvolvimento da campanha, a Prefeitura vai contar com 12 postos de vacinação distribuídos por toda a cidade, que atenderão das 7:30 às 16:30, citando:

– Escola Austrílio Capilé Castro
– Escola Antônio Joaquim de Moura Andrade
– Escola Brincando de Aprender
– Escola Fátima Gaiotto Sampaio
– Escola Irman Ribeiro
– Escola Luiz Soares Andrade
– Escola Marechal Rondon
– Escola Padre Anchieta
– Escola Luiz Cláudio Josué (Nova Casa Verde)
– IAGRO
– Praça do Bairro Santa Terezinha
– Praça Wilson Fabrício de Matos (Bairro Agemiro Ortega)

Doença

A raiva é uma doença que acomete mamíferos, e que pode ser transmitida aos homens, portanto, é uma zoonose. A transmissão da raiva se dá pela saliva do animal contaminado pelo vírus da raiva, através de lesão da pele do novo hospedeiro. Este vírus pode inoculado por arranhadura, mordida ou lambida do animal doente. Característica da própria doença é o aumento da agressividade do doente, o que facilita o ataque do doente a um novo animal ou ao homem.
É uma doença terrível, que pode levar a óbito se não atendida a tempo, sendo a melhor forma de se proteger contra a doença é vacinando os animais. Além da imunização, outras dicas de prevenção da doença são: evitar deixar o animal solto nas ruas; ao passear com seu bicho de estimação, leve-o sempre na coleira; nunca separe briga de animais; cuidados ao pegar bichos machucados; não alimente e evite contato com animais desconhecidos.

DiaMundialRaiva2009 Dia Mundial da Raiva

No dia 28 de setembro, comemora-se o “Dia Mundial da Raiva”, que tem por objetivo o de aumentar a conscientização de toda população, além também de fortalecer a prevenção, controle e o surgimento de casos de raiva.