imageO QUE É PRÓSTATA?

É uma glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

QUAL A FUNÇÃO DA PRÓSTATA?

A função da próstata é produzir um líquido que é eliminado durante o ato sexual juntamente com os espermatozoides, os quais tem origem nos testículos.

Este líquido produzido pela próstata é muito importante para a vitalidade dos espermatozoides na fecundação.

OS PRINCIPAIS PROBLEMAS QUE PODEM ACOMETER A PRÓSTATA:

1) Aumento da Próstata chamado de Hiperplasia Prostática Benigna (H.P.B).

Sintomas:

• Sensação de não esvaziar a bexiga após terminar de urinar

• Aumento da frequência urinária

• Jato urinário fraco e interrompido

• Dificuldade de urinar

• Necessidade de fazer força para urinar

Tratamento: Medicamentoso, Cirúrgico: podendo ser cirurgia aberta, endoscópica ou robótica.

2) Prostatite:

Sintomas:

• Febre
  • Tremores
  • Fraqueza
  • Dor no canal uretral
  • Urgência para urinar

Características da Urina:

• Escura
    • Cheiro forte
    • Pode ter sangue

CÂNCER DE PRÓSTATA

É um dos cânceres mais comuns no Homem após os 40 anos de idade, segunda causa de morte por câncer no homem, aumenta o risco com a idade, não tem sintomas nas fases iniciais.

Sintomas Suspeitos: Dor lombar; problemas de ereção; dor na bacia ou joelhos e sangramento na urina.

Diagnóstico: Toque retal associado a dosagem de uma proteína no Sangue (PSA), ultrassonografia e biópsia da próstata.

O tratamento depende do estágio em que estiver o câncer.

Se a fase do câncer for inicial, o tratamento cirúrgico associado, ou não a radioterapia pode curar em até 90% dos casos.

Se o câncer já envolveu órgãos vizinhos, a cirurgia é descartada e o tratamento é de hormônioterapia (oral ou injetável), e radioterapia ou associação dos dois tratamentos. Neste estágio as chances de cura são bastante reduzidas.

Quando a doença já apresenta disseminação (metástases) a distancia, acometendo ossos, fígado pulmão, etc., o único tratamento que nos resta, é o paliativo, feito através de analgésicos e hormônioterapia.

Os homens com 45 anos, ou mais, mesmo que não apresentem sintomas devem fazer seus exames preventivos com seu médico Urologista.

SE OS EXAMES FOREM NEGATIVOS, ISSO É GARANTIA DE QUE NÃO HAJA CANCER?

Não. Cerca de 20% dos homens com câncer de próstata sintomático apresentam um PSA normal. Dependendo da região da próstata, o câncer também não pode ser palpável pelo toque retal.

A melhor estratégia é realizar os dois exames (toque e PSA), já que são exames complementares.

O CÂNCER DA PRÓSTATA PODE SER PREVINIDO?

Sim. Manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente seu médico, contribui para a melhoria da saúde em geral e pode ajudar na prevenção deste câncer e de várias outras doenças.

Assim, o melhor remédio ainda é a prevenção.

image

Autor: Sandro Roberto Hoici – Médico Urologista da Rede Municipal de Saúde de Nova Andradina, pós-graduado na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP – site drsandro.org

Sem mensagens relacionadas.