Vamos juntos preparar o futuro

SUS disponibilizará vacinas contra meningite bacteriana

Postado em março 3, 2010

vacinação meningiteA partir desse ano, a população sul-matogrossense terá acesso a mais duas vacinas gratuitas: a pneumocócica 10, que protege contra a bactéria pneumococo causadora da meningite e pneumonia; e a anti-meningococo C. As vacinas serão disponibilizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) à rede pública de saúde de todo o país.
Desde 2008 o deputado Zé Teixeira (DEM) vem intercedendo junto ao Ministério de Saúde a viabilização das vacinas. No ano passado, o parlamentar encaminhou um ofício pedindo o apoio da bancada do MS, deputados federais e senadores, junto ao Ministério e para aprovação do Projeto de Lei nº 1.273/2007, de autoria do deputado mineiro Alexandre Silveira (PPS/MG).
“As vacinas são uma conquista para a população. Agora todas as crianças terão acesso gratuito e o direito à imunização contra a meningite bacteriana”, ressaltou Zé Teixeira.
De acordo com o Ministério da Saúde, para aquisição das duas vacinas para 2010, serão investidos R$ 552 milhões. As doses serão suficientes para imunizar 6 milhões de crianças menores de 2 anos. A partir de março, os postos receberão a vacina pneumococo C e em agosto a anti-meningococo C.
Doença – A principal causa da meningite bacteriana, a doença meningocócica pode se manifestar como uma inflamação nas membranas que revestem o cérebro (meningite) ou como uma infecção generalizada que pode levar rapidamente à morte. Já a bactéria pneumococo causadora de meningites e pneumonias pneumocócicas, sinusite, inflamação no ouvido e bacteremia (presença de bactérias no sangue), e outras doenças.
A vacina protege contra a meningite bacteriana, de maior letalidade no País, a que mata mais rápido – 20% dos casos são fatais. Além disso, entre 30% e 55% dos pacientes têm sequelas graves. O Ministério da Saúde estima que será possível evitar 10 mil mortes de crianças, por ano.

Maiores informações: http://www.saude.gov.br