Vamos juntos preparar o futuro

Câncer de próstata é alvo da campanha Novembro Azul

Postado em novembro 6, 2012

Depois do Outubro Rosa, que chamou a atenção de mulheres para a prevenção do câncer de mama, vem aí o Novembro Azul, para alertar os homens sobre a importância do exame para detectar o câncer de próstata. Em Nova Andradina, a Câmara Municipal vai aderir a campanha, por indicação do vereador Dr. Sandro Hoici, que também é médico urologista.

Para Dr. Sandro, a iniciativa é extremamente importante, considerando o aumento da incidência de casos de câncer de próstata no Brasil.

— Segundo informações do Ministério da Saúde, a estimativa é de que cerca de 60 mil novos casos sejam registrados no País em 2013. No ano passado, cerca de 54 mil casos foram registrados —, afirma.

— Isso significa que um em cada seis homens com mais de 50 anos desenvolve o câncer de próstata, que entre os homens está entre os tipos de tumores mais comuns —, ressalta o especialista, que ainda lembra que quem tem histórico familiar deve começar a fazer o preventivo mais precocemente.

De acordo com o urologista, a recomendação é de que todos os homens acima de 50 anos façam o exame preventivo uma vez por ano.

A boa notícia, é que o número de preventivos vem aumentando, graças a importantes aliadas: as mulheres. Ele conta que muitos pacientes vão ao consultório levados pela esposa.

MUDANÇAS DE HÁBITOS – O câncer de próstata é um dos mais incidentes tumores entre os homens. Por isso, o urologista aconselha que os homens a procurem um médico regularmente, a partir dos 45 anos.

Também é importante cuidar da saúde cada vez mais cedo, com pequenas mudanças de hábitos, principalmente os alimentares, além da prática de exercícios físicos regulares e exames médicos preventivos periodicamente.

 

CURTA A PREVENÇÃO, CUIDE DA SUA SAÚDE. AME SUA FAMÍLIA. FAÇA SEU PREVENTIVO!