DSC_2136Por indicação de Dr. Sandro Hoici, a Câmara Municipal de Nova Andradina concedeu ao professor e diretor da Escola Estadual Nair Palácio de Souza, Acácio Luiz Sampaio, o título de cidadão honorário de Nova Andradina. A entrega da honraria aconteceu na última sexta-feira, em sessão solene no Plenário da Câmara.

Considerado um dos ícones da educação do munícipio, Acacio foi homenageado por seus relevantes serviços prestados à comunidade nova-andradinense.

Além de Acácio, também foram homenageados: Dino Breda, Fernandes Ferreira de Souza, Hans Karl Paul Nagel, Irineu Santi, Jimmy Eduardo Silva Barreto, João Felix de Souza, João Martins, José Antonio Vieira, Luiz Carlos Ortega, Manoel Lino dos Reis, Maria de Fátima Dantas de Oliveira, Nair Aparecida Lorencine Russo e Osvaldo Santi.

BIOGRAFIA – Acácio Luiz Sampaio, nascido à 27/10/1966, na cidade de Dracena, Estado de São Paulo. Primeiro filho do casal, Celso Sampaio e Tereza Teles Chitero Sampaio (in memóriam). Casado a 22 anos com Maria de Fátima Dias da Fonseca Sampaio. Pai de 04 filhos: Luiz Augusto Fonseca Sampaio (20 anos), José Henrique Fonseca Sampaio (17 anos), João Matheus Fonseca Sampaio (11 anos) e Pedro Eduardo Fonseca Sampaio ( 08 anos).

Reside em Nova Andradina desde 1969, quando seus pais mudaram-se para cá para trabalhar na Serraria São Judas Tadeu, de propriedade do Sr. Joaquim Sampaio Neto, irmão mais velho do senhor Celso Sampaio. Iniciou o ensino primário no Colégio Santo Antonio, na época dirigido pela irmã Rita Loureiro, estudando com a professora Maria Odete Sampaio. Da 2ª à 8ª série estudou na Escola Profº João de Lima Paes. Seu professor da 2ª Série foi o professor Luiz Carlos Sampaio. Em 1981 começou a cursar o Magistério da Escola Estadual Luiz Soares de Andrade. Neste ano começou a trabalhar no escritório da serraria Favema, de propriedade do Sr. Moacir Fattor. Formou-se professor no ano de 1983. Em 1984, a convite da profª Laurecy Tomazinho, começou a lecionar na Escola Municipal Tiradentes (bairro Laranjal), trabalhando com sala multisseriada. De 1985 a 1987 lecionou nas escolas municipais Machado de Assis, Walter Hubacher e Santos Dummont e nas Escolas Estaduais Padre Anchieta e Austrilio Capilé Castro. Neste período fez o Curso de Letras na UNOESTE, em Presidente Prudente, habilitando-se para lecionar as disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura.

Em 1989 concluiu o curso de Pós Graduação em Metodologia do Ensino (nível de especialização). Em 2010 concluiu o Curso de Pós Graduação em Gestão Escolar pela UFMS.

Nos anos de 1988 a 1990 foi Supervisor Escolar na SEMEC de Nova Andradina. Lecionando no turno Noturno na Escola Estadual Marechal Rondon. Em 1990 concluiu o curso de Pedagogia – Habilitação em Orientação Educacional. Foi aprovado nos Concursos Públicos da Rede Estadual de Ensino nos anos de 1989 (como professor) e 1990 (como Especialista de Educação). De 1991 a 1993 trabalhou na Agência Regional de Educação, sendo responsável pela área de Língua Portuguesa e pela Coordenação Pedagógica das escolas dos 07 municípios pertencentes a Agencia Regional de Educação de Nova Andradina. Em 1993 iniciou suas atividades como professor de Literatura Brasileira e Portuguesa no Colégio Objetivo de Nova Andradina, local onde trabalha até hoje.

Com a extinção da Agência de Educação começou a trabalhar na EE Profª Fátima Gaiotto Sampaio, como professor do Curso de Magistério e Coordenador Pedagógico. No ano de 1995 foi cedido pela Rede Estadual para trabalhar na recém criada UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Unidade de Nova Andradina). Nesta instituição de Ensino Superior foi responsável pala biblioteca e professor de Teoria da Literatura, desenvolvendo vários projetos de destaque estadual. Em 1996 assumiu a direção da E.E. Profª Nair Palácio de Souza, escola recém-criada no nosso município, função que ocupa até a presente data, sendo este o 6º mandato que exerce como diretor eleito nesta comunidade escolar. Leciona também como professor no curso de Pedagogia do Colégio objetivo, desde 2001.

Como diretor da E.E Profª Nair Palácio de Souza, junto com a equipe pedagógica e professores, conquistou inúmeros benefícios para a comunidade novandradinense, como: construção do prédio próprio da escola; implantação do Ensino Fundamental à partir do ano de 1998; implantação dos cursos de Educação Profissional (Curso Técnico em Marketing, Técnico em Comércio, Técnico em Vendas e Técnico em Agronegócio); implantação do Curso Normal Médio; implementação da biblioteca escolar e do laboratório de ciências; e implantação de vários Projetos de incentivo ao esporte e à cultura: como o projeto de Xadrez e aulas de Violão. Em 2008 o professor Acácio recebeu das mãos do então presidente Lula, a premiação pela escola ter ficado em primeiro lugar nas Olimpíadas Brasileiras de Língua Portuguesa. A EE. Profª Nair Palácio de Souza sempre ficou bem classificada nas avaliações do ENEM e do IDEB, ficando sempre entre as melhores escolas estaduais de MS.

Acácio sempre foi muito atuante na comunidade católica de Nova Andradina. Quando jovem, participou de vários grupos de jovens promovendo vários encontros em nível regional. Em 1987 entrou no Caminho Neocatecumenal. Participando do Caminho pode conhecer mais a Igreja e a Palavra de Deus, dedicando-se também à evangelização. Foi escolhido recentemente como Coordenador Diocesano do Caminho Neocatecumenal na Diocese de Navirai.

Sem mensagens relacionadas.