Vamos juntos preparar o futuro

Mulher… Reflexões e conquistas.

Postado em março 8, 2013

dia_internacional_mulher_mulherO avanço que houve no mundo, em termos de conquistas, pelos direitos iguais entre homens e mulheres apresenta um resultado positivo, uma vez que as mulheres, hoje, ocupam posições de destaque, no cenário politico internacional e nos negócios.

Isto não quer dizer que a luta está totalmente ganha. É preciso refletir sobre seu papel na sociedade, pois ainda existem discrepâncias que precisam ser eliminadas, como a diferença de salários e oportunidades de ascensão na carreira, entre homens e mulheres.

Porém, ao observar a história, quando 130 mulheres tecelãs, foram trancadas dentro da fabrica de tecidos e queimadas, simplesmente pela exigência de direitos trabalhistas iguais, fato ocorrido em Nova Iorque em 08 de Março de 1.857, fato que deu origem ao dia internacional da mulher estabelecido em 1910, é possível ver que houveram muitos progressos.

Entretanto, para homenagear as mulheres mártires, que deram a vida mas semearam o exemplo de lutas e conquistas, é preciso que as diferenças sejam totalmente eliminadas, assim como todas as discriminações existentes, que não tem mais sentido no mundo moderno.

As diferenças existentes entre os sexos, são de natureza física e não intelectual, razão pela qual não há sentido em discriminar as mulheres, principalmente no que tange a salários e oportunidades. As conquistas precisam avançar.

Felizmente os exemplos, de mulheres bem sucedidas, estão em toda parte, inclusive, no Brasil onde uma mulher é a Presidenta do país. junto com ela um grupo de mulheres ocupam ministérios, diretorias e cargos diversos nos escalões do Governo.

Nas empresas não é diferente. Mulheres comandam grandes organizações demonstrando talento, conhecimento e capacidade de liderar, em muitos casos superior aos homens.

Assim como na vida domestica e familiar, a mulher continua mantendo seu papel de equilíbrio, tanto na relação conjugal quanto nos cuidados com os filhos, demonstrando mais uma vez a capacidade para se desdobrar e fazer muitas coisas ao mesmo tempo.

Quem não tem na sua mãe um grande exemplo de vida?

A figura da mulher mãe, carinhosa, dedicada, compreensiva e ao mesmo tempo disciplinadora está marcada na mente dos filhos para toda vida. Os filhos carregam para sempre o exemplo e a coragem que elas lhes transmitem.

É preciso reverenciar as mulheres pelo papel que desempenham na vida da família e na sociedade, como fator de equilíbrio em todas  as relações. Sua capacidade de amar e compreender é extraordinária. Sua participação no mercado de trabalho é imprescindível pela maneira como harmonizam as relações.

A todas as mulheres o respeito, a admiração e o reconhecimento pelo importante papel que desempenham, no equilíbrio familiar, na construção de um mundo melhor e na capacidade de amar, tão indispensável para a paz e o progresso da humanidade.

8 de Março, dia Internacional da Mulher.