Vamos juntos preparar o futuro

Por indicação de Dr. Sandro, Eficiência Energética contempla famílias carentes de Nova Andradina

Postado em dezembro 17, 2012

geladeira-eficiencia-energeticaFamílias de baixa renda de Nova Andradina, previamente selecionadas pela Enersul, serão contempladas nesta segunda-feira (17) com geladeiras e lâmpadas novas do Programa de Eficiência Energética, realizado pelo governo do Estado e a Enersul. Ao todo serão entregues 350 geladeiras e 3500 lâmpadas, beneficiando 700 residências.

Para realização do programa no município, o vereador Dr. Sandro Hoici, apresentou diversas indicações na Câmara, a primeira delas em março de 2009, onde justificava a inclusão do município no cronograma do projeto. “O crescimento populacional e o desenvolvimento tecnológico dos bens de consumo faz que a cada dia se eleve o consumo elétrico per capita, aumentando exponencialmente a demanda por esse serviço essencial ao desenvolvimento econômico e social. Os investimentos necessários em geração de energia para suprir essa demanda, não caminham no mesmo passo, correndo-se o risco em médio prazo de racionamento forçado, tornando indispensável a criação de programas para o uso racional e eficiente de energia elétrica”, diz Dr. Sandro citando o caso do Programa de Eficiência Energética da Enersul, que está desde 2006 beneficiando várias cidades do Estado.

Para o vereador, o programa representa ganhos para o município, tanto na área energética, quanto no lado social e ecológico. “Além de beneficiar famílias de baixa renda, trocando velhas geladeiras, por novas mais eficientes e econômicas, há também o lado ecológico, onde providencia o descarte destas, de forma que não causem agressão à natureza e à camada de ozônio”, considera.

Além das indicações apresentadas na Câmara, Dr. Sandro esteve em audiências com o gerente de relacionamento da Enersul, Valter José Bortoletto e solicitando apoio político dos Deputados Estaduais Zé Teixeira e Dione Hashioka, além do então diretor-presidente da Agepan, Roberto Hashioka para reforçar a viabilidade o mais rápido da inclusão do município no programa.

Na época, Dr. Sandro mencionava seu espanto em saber que Nova Andradina ainda não estava inclusa no projeto, já que é cidade polo do Vale do Ivinhema, 5.º PIB do Estado, 7.º município em número de habitantes, com taxa de crescimento populacional anual de 1,91%. “Estou cumprindo mais uma etapa dos compromissos assumidos com a população do nosso município. É uma conquista e um presente que a população recebe, marcando o final do meu primeiro mandato”, finaliza.