Vamos juntos preparar o futuro

Projeto de Lei que doa área ao Hospital do Câncer é solicitado por Dr. Sandro na Câmara

Postado em junho 12, 2012

Vereador pediu agilidade ao Executivo Municipal para oficializar doação de área destinada à construção de Unidade de Prevenção ao Câncer

SDC17093Com o anúncio da construção de uma Unidade de Prevenção ao Câncer em Nova Andradina, que é uma extensão do Hospital do Câncer de Barretos, o vereador Dr. Sandro Hoici pediu ao Executivo Municipal, agilidade no envio do projeto de Lei que autoriza a doação de área para a construção do prédio. Segundo Dr. Sandro, o encaminhamento do projeto é necessário para agilizar a liberação de recursos federais. “O envio do Projeto de Lei é necessário para a legalização da doação da área e ainda para agilizar a liberação de recursos do Ministério da Saúde para a construção da unidade”, afirma Dr. Sandro.

Para a idealização da Unidade em Nova Andradina, Dr. Sandro aponta que várias parcerias foram importantes, mas a principal foi a do coordenador do Hospital do Câncer de Barretos na região Vale do Ivinhema, Ademar Capuci. “A maior contribuição para consolidar o projeto em Nova Andradina é a de Ademar Capuci, por seu empenho e pela amizade com o diretor-presidente do Hospital, Henrique Prata”, aponta.

Em relação à localização, Dr. Sandro esclarece que a área que abrigará a Unidade de Prevenção é de um hectare (10 mil metros quadrados), localizada nas proximidades da Universidade Federal de Mato Grosso no Sul. “O projeto envolve a construção de um centro de triagem em Nova Andradina, para proporcionar à população, atendimentos mais simples, evitando que pacientes sofram desnecessariamente com longas viagens até outros centros para receberem atendimento adequado. A extensão seguirá os padrões e a metodologia adotada pelo Hospital do Câncer”, diz Dr. Sandro, mencionando que o projeto envolve 39 municípios da Grande Dourados e do Vale do Ivinhema, onde vivem hoje 726 mil habitantes.

A iniciativa prevê a instalação de equipamentos capazes de realizar exames preventivos de vários tipos de câncer. Conforme o diagnóstico, os pacientes serão encaminhados para outros locais de tratamento, como Barretos (SP), Jales (SP) ou para o hospital da unidade que será inaugurada em Campo Grande (MS).