Com objetivo de alertar para prevenção de doenças ligadas à saúde do homem, a Câmara de Vereadores reiterou indicação que visa implementar em Nova Andradina políticas públicas de atenção integral. A iniciativa é de autoria dos parlamentares Dr. Sandro Roberto Hoici (DEM) e Glauco Lourenço (PMDB).

A medida vem de encontro às discussões propostas pela campanha "Novembro Azul". O movimento é uma forma de conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde e à prevenção do câncer de próstata. "Depois do Outubro Rosa, o Novembro Azul alerta sobre a importância do exame para detectar esse tipo de câncer", diz Dr. Sandro.

Médico urologista há 17 anos, o parlamentar comentou que a medida atende portaria estabelecida pelo Ministério da Saúde. "A portaria nº 1.944 é um marco histórico, onde o Ministério da Saúde pretende trazer o sucesso do programa de saúde da mulher aos homens, dessa forma contribuindo para a prevenção de doenças", explicou.

Para Dr. Sandro, a implementação de políticas públicas auxiliarão na divulgação da doença e seus meios de tratamento. "A falta de informação contribui para a falta de prevenção, que se traduz em diagnósticos de doenças em estágio avançado, acarretando em tratamentos de alta complexidade e alta taxa de mortalidade", explicou.

Apresentada em plenário, a proposta dos parlamentares foi aprovada por unanimidade e encaminhada para análise do prefeito Gilberto Garcia (PMDB), secretário municipal de Saúde, José Carlos Paiva Souza, e à secretária estadual de Saúde, Beatriz Figueiredo Dobashi.