Vamos juntos preparar o futuro

Acena recebe moção na Câmara pela realização do Campeonato de Softbol

Postado em julho 13, 2022

A Associação Cultural e Esportiva de Nova Andradina (ACENA), recebeu na noite de terça-feira, 12 de julho, moção de parabenização 36/2022 na Câmara Municipal, pela realização do XVII Campeonato Estadual de Softbol Interclubes Livre e XXIII Campeonato Estadual de Softbol Interclubes Master.

A moção, de autoria das vereadoras Gabriela Delgado (PSB), Marcia Lobo (MDB), vereador Dr. Sandro Hoici (Sem partido) e subscrito pelos demais vereadores, foi entregue ao representante da Associação Cultural e Esportiva de Nova Andradina (ACENA), Gabriel do Carmo Souza.

“A Acena tem promovido por diversos anos a prática desta modalidade, com isso, o evento realizado tem o intuito de promover a prática do esporte e a união entre seus participantes, o mesmo contou com a participação de diversas equipes, sendo elas; Nova Andradina, Terenos, Campo Grande, Naviraí, Mori e Goioerê”, destacaram os parlamentares na moção.

Outro ponto citado pelos propositores, é o empenho na difusão dessa prática desportiva, bem como a visibilidade ao município por sediar eventos a nível interestadual, recepcionando atletas de diversas localidades, o que justifica a referida homenagem.

Sobre o Softball

O Softball foi criado por George Hancok, em 1887, nos Estados Unidos, com o intuito de adaptar o baseball para espaços cobertos. Ele já recebeu nomenclaturas como: Mushball, Kittenball, Diamondball e Pumpkinball, só depois recebendo o nome pelo qual é conhecido hoje: Softball (em português, SOFTBOL). Embora o intuito fosse praticá-lo em ambientes cobertos, com sua popularização passou a ser praticado em locais abertos. Assim, tiveram origem os primeiros torneios em campo, cuja medida é de aproximadamente 60 metros de raio.

No Brasil, o esporte é chamado de “softbol”, ou também de “esporte de japoneses”. Isso se deve ao fato de que, desde a imigração japonesa do século XX, muitos descendentes de nipônicos residentes no país praticam e são reconhecidos na modalidade.

Em termos gerais, os fundamentos do softball são similares aos do beisebol, a despeito de algumas regras que diferenciam as modalidades.

No softball, cada equipe (de nove ou dez jogadores) deve rebater uma bola arremessada e buscar percorrer as quatro bases posicionadas no campo interno para obter a pontuação. O objetivo é marcar o maior número de corridas possíveis em uma partida para que, assim, a equipe ganhe o jogo por maior número de pontuação. Para isso, algumas regras são importantes.

Há algumas diferenças entre o Softball e Baseball sendo o campo, no beisebol, e a bola, no softball, são maiores. Além disso, a duração do jogo é de 7 entradas no softball e de 9 entradas no beisebol. Outra diferença é o lançamento da bola, que no softball ocorre por baixo, saindo da altura do quadril, enquanto no beisebol ocorre por cima, saindo acima da cabeça.

A Acena tem promovido por diversos anos a prática desta modalidade, sendo que hoje, a Associação possui uma Sede Campestre, denominada “Marcio Masashiro Azuma”, a qual leva esse nome em homenagem póstuma a esse grande praticante e difusor do esporte em nosso município.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Você pode gostar também

Sem Comentários on Acena recebe moção na Câmara pela realização do Campeonato de Softbol

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será divulgado.
Seu endereço de email não será divulgado.