Vamos juntos preparar o futuro

Câmara celebra Dia da Comunidade Japonesa com entrega de moção de parabenização

Postado em junho 21, 2023

Por iniciativa do vereador Sandro Hoicci (Sem Partido), a Câmara Municipal de Vereadores entregou, nesta terça-feira (20/06), Moção de Parabenização à comunidade japonesa pela contribuição ao desenvolvimento de Nova Andradina, desde a chegada dos primeiros imigrantes, há 65 anos, data de fundação da cidade.

No texto para justificar a moção, o autor da lei que instituiu o dia 18 de junho como Dia da Comunidade Japonesa no município, Dr. Sandro destacou os méritos dos imigrantes e seus descendentes, os traços da arquitetura presentes em monumentos de destaque, como é o Tori, na Praça do Centenário, localizada na Praça Geraldo Mattos Lima, e também nos esportes, na música, religião e, com destaque, na culinária e artes marciais.

Quem recebeu a homenagem foi Elton Jodai, neste ato representando a comunidade nipônica e a Associação Cultural e Esportiva de Nova Andradina. Elton recordou a criação da Acena em 1960, sob a presidência de Shojy Shirota, que este ano completou 97 anos, e também a presença de japoneses em todo território nacional.

“São quase 2 milhões de japoneses no Brasil. No estado de MS, 32 mil descendentes, só na capital 12 mil. Em Nova Andradina pouco mais de 300 descendentes. São 63 anos de contribuição à sociedade através dos membros da Acena, seja no comércio, na pecuária, na agricultura, no funcionalismo público e na política. A Acena sempre vem cultivando a cultura e as tradições nipônicas”, declarou, convidando a todos para participar do 2º Torneio Funael Interestadual de Softbol, dias 1 e 2 de julho.

Por toda essa trajetória, a Câmara Municipal de Nova Andradina exalta os 115 anos da imigração japonesa no Brasil e, em especial, o trabalho da Acena, cuja marca está cravada em diversas atividades sociais, esportivas e de filantropia realizadas periodicamente no município.

Na tribuna, Dr. Sandro disse que a entrega desta honraria à Acena, nesta data comemorativa, se tornou uma ação permanente do seu mandato como uma forma de valorizar e enaltecer a comunidade japonesa tão atuante no município.