Vamos juntos preparar o futuro

Câmara destaca 30 anos da Usina Santa Helena em Nova Andradina

Postado em agosto 24, 2022

A Câmara de Vereadores destacou, por meio da Moção de Parabenização 040/2022, os 30 anos de atuação e serviços socioeconômicos prestados pela Energética Santa Helena em Nova Andradina.

A homenagem proposta pelos vereadores Dr. Leandro Fedossi (PSDB), Wilson Almeida (PSDB), Deildo Piscineiro (PSDB), Gabriela Delgado (PSB), Dr. Sandro Hoici (sem partido), Cida do Zé Bugre (PL) e Márcia Lobo (MDB), foi feita durante a 23ª Sessão Plenária Ordinária Deliberativa.

Histórico

A Energética Santa Helena completa 30 anos de história em 2022. Tamanha longevidade é fruto da competência, gestão e inovação. Fazendo a diferença no mercado com a integração de tecnologia, pessoas e meio ambiente, a empresa, localizada no município de Nova Andradina, é referência no setor.

Ao longo desses anos, a empresa modernizou, fez grandes investimentos na formação de canavial, na mecanização agrícola, na capacitação profissional dos colaboradores, além da implantação de diversas tecnologias no processo agrícola e industrial.

Inaugurada nos anos 80 e conhecida, até então, como Destilaria Nova Andradina, a empresa foi comprada em 1992 por Benedito Coutinho (in memorian), agricultor e membro de tradicional família do setor sucroalcooleiro nos estados de Pernambuco e Alagoas.

No primeiro ano de sua operação a Energética Santa Helena esmagou 260 mil toneladas de cana de açúcar e processou 18 mil m3 de etanol.

Atualmente ocupa uma área de 40 mil hectares de cana plantadas onde são produzidas aproximadamente 2 milhões de toneladas de cana que são processadas em sua unidade industrial.

Produz anualmente 170 mil m3 de etanol anidro e hidratado. A atividade da empresa impacta a vida de 1,1 mil colaboradores diretos.

Todos esses números celebram uma trajetória de desenvolvimento e sucesso. Nesses 30 anos de atividades em prol da energia limpa, a planta continua desempenhando um importante papel na cidade, principalmente pela infraestrutura e o desenvolvimento socioeconômico com a geração de empregos na região, consolidando-se como uma empresa robusta, fabricante de produtos originados da cana-de-açúcar e com projetos e ações que valorizam o desenvolvimento social.

Desde o início de sua gestão, a Energética Santa Helena preza pela valorização social. Em 1998 foi criada a Fundação José Silveira Coutinho, uma entidade sem fins lucrativos, na qual estreitou as relações com a comunidade através do Projeto Anjo da Guarda que visa complementar a formação educacional de crianças e adolescentes carentes e filhos de funcionários da empresa.

Todas as ações colocadas em prática até hoje, refletem no futuro da empresa. “Pretendemos expandir as operações, implementar uma fábrica de açúcar, uma fábrica de biogás, uma nova Unidade Termoelétrica para cogeração de energia a partir do bagaço e palha da cana”, revela Bruno Coutinho, diretor da Santa Helena.

“É gratificante saber que, ao longo de toda a jornada, a Energética Santa Helena construiu um legado de trabalho, dedicação, respeito e compromisso pela empresa, pelos colaboradores e comunidade e contribuiu também para um compromisso maior, que é a produção de energia limpa e renovável para o planeta”, completam os vereadores.