Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pênis

Postado em julho 22, 2009

campanha nacional combate cancer penis A partir do dia 20 de julho, a Sociedade Brasileira de Urologia realiza a II Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pênis que este ano também aborda todas as doenças urológicas que acometem os homens em todas as faixas etárias. Assim como em 2007, quando houve a primeira campanha, o ex-jogador de futebol Zico é novamente o padrinho da iniciativa. Aqui no site além das dúvidas abaixo sobre a doença, você também encontra um programa em vídeo, chamado Cidadão Saudável, sobre o câncer de pênis com entrevista com o diretor da SBU e professor da Universidade Federal do Maranhão, Dr. José de Ribamar Calixto, e um vídeo exclusivo com o Zico contando como ele cuida de sua saúde.

Jogue limpo com o seu amigo!

Lave o pênis diariamente com água e sabão principalmente após relações sexuais.

Dúvidas

– O que é o câncer de pênis?
Um tumor que acomete o órgão sexual masculino. Pode começar como uma ferida que não se cicatriza. É raro em países desenvolvidos, no Brasil há casos em todos os estados, com grande incidência nas regiões Norte e Nordeste. Na região de  Nova Andradina e municípios vizinhos, as estatísticas demonstram o aparecimento de aproximadamente 3 casos por ano.

– Quais são as suas causas?
Suas causas estão relacionadas à irritação crônica da glande (cabeça do pênis) por má higiene, fimose ou doenças sexualmente transmissíveis como o HPV. O esmegma, que é uma secreção das glândulas do pênis, pode ser irritante e pode ajudar no desenvolvimento do câncer. Por isso é importante a limpeza do órgão após relações sexuais.

– O que é fimose?
É a impossibilidade de retrair o prepúcio, ou seja, de puxar para trás a pele que recobre a cabeça do pênis.

– É possível prevenir a doença?
Sim. É um dos poucos cânceres que pode ser evitado. É preciso lavar o pênis diariamente com água e sabão, principalmente após relações sexuais ou masturbação. Ensinar ao menino, desde cedo, como fazer a higiene do pênis (é preciso puxar o prepúcio para trás e limpar a glande). Durante o banho, puxe a pele e verifique se há alguma lesão na região.

– Quais são os sintomas do câncer de pênis?
Ferimentos que não cicatrizam mesmo após tratamento médico; caroços que não desaparecem mesmo após tratamento e que apresentam secreções e mau cheiro; vermelhidão ou coceira duradouras na glande (cabeça do pênis); manchas esbranquiçadas ou perda de pigmentação em áreas do pênis; surgimento de tumores no pênis ou na virilha (íngua).

– Como é o tratamento?
É cirúrgico. Dependendo do estadiamento será adotado um procedimento. Quanto mais cedo o diagnóstico, menor a mutilação.

– É possível reconstruir o pênis caso seja necessária a amputação?
Dependendo do caso sim, por meio de enxerto do antebraço e coxa.

– Quem eu devo procurar?
Um médico urologista.