seu médico, amigo e vereador

De autoria do vereador Dr. Sandro Hoici, projeto reafirma importância da entidade que difunde o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero. O projeto de Lei que concede o Título de Utilidade Pública ao Centro de Prevenção e Diagnóstico do Câncer do Hospital de Câncer de Barretos – Unidade de Nova Andradina foi apresentado em Sessão Ordinária nesta segunda-feira (13), na Câmara Municipal.
“Essa solicitação se baseia em vários pedidos de moradores que utilizam essa área para caminhada, bem como acesso para as mais diversas atividades no centro de Nova Andradina”, argumentaram os vereadores. No pedido, os parlamentares destacaram que “muitas pessoas já se machucaram ao tropeçar nas ondulações causadas pelos pequenos bloquetes soltos do solo”. “Assim, é necessária a reforma com urgência”, ratificaram os vereadores na indicação.
Após vários pedidos formalizados pelo vereador Sandro Hoici (DEM), no ano passado Nova Andradina finalmente adquiriu um equipamento motorizado de pequeno porte para a realização de reparos nas ruas e avenidas. No entanto, o “BobCat” ainda não está sendo utilizado por falta de alguns acessórios que o complementam. Diante das circunstâncias, o Democrata apresentou indicação legislativa na sessão desta segunda-feira (21), no qual pede providências para a aquisição de fresadora e rolo compactador. Equipamentos essenciais para que os serviços de reparação da malha asfáltica sejam efetuados com agilidade e qualidade. Dr. Sandro justifica que a proposição foi elaborada em virtude da precariedade de diversas ruas do município. “Devido ao grande volume de chuva dos últimos meses o asfalto de várias ruas foram seriamente danificados e por esse motivo estamos intercedendo pelos equipamentos. Afinal, nosso objetivo é garantir o bem estar dos munícipes”, enfatizou. Aprovada por unanimidade, a proposta foi encaminhada ao prefeito Roberto Hashioka e ao secretário municipal de Serviços Públicos, Umberto Canesque.
Nova Andradina é uma cidade em que todos os moradores já podem acessar a internet de graça por meio de conexão sem fio Wi-Fi. Isso porque o Governo Municipal confirmou a implantação do projeto “Internet para Todos”. Nova Andradina é uma cidade em que todos os moradores já podem acessar a internet de graça por meio de conexão sem fio Wi-Fi. Isso porque o Governo Municipal confirmou a implantação do projeto “Internet para Todos”.
Na última semana, o Parlamentar foi pessoalmente conferir se o equipamento estava de acordo para realizar os serviços e se os acessórios solicitados foram adquiridos. O vereador Sandro Hoici (DEM) há tempos vem solicitando do Executivo a aquisição de um equipamento motorizado de pequeno porte e seus acessórios para efetuar reparos no asfalto das ruas e avenidas de Nova Andradina. Os serviços que eram realizados de forma braçal, resultando em um trabalho irregular e de pouca durabilidade, a partir de agora terão mais qualidade. Depois de muita insistência, Dr. Sandro finalmente teve o pedido atendido. Na última semana, o Parlamentar foi pessoalmente conferir se o equipamento estava de acordo para realizar os serviços e se os acessórios solicitados foram adquiridos. Para ele, essa é uma conquista importante para o município. Afinal, a máquina “Bobcat” possui tecnologia avançada para realizar serviços de reparo de forma profissional, com agilidade, qualidade e maior tempo de duração. Dr. Sandro afirmou ainda queos acessórios podem ser acoplados ao equipamento, podendo também realizar serviço de capinação, valetas, limpeza de ruas, entre outros. “São mais de 80 acessórios disponíveis, assim gerando grande economia, pois evita a necessidade de possuir um equipamento diferente para cada tipo de serviço realizado”, disse.
Todas as autoridades do município, prefeito, vereadores, sociedade organizada, Ademar Capucci, Henrique Prata, senadores Antônio Russo e Delcídio do Amaral, entre outros, tiveram sua parcela de contribuição para a implantação da extensão do Hospital do Câncer de Barretos em Nova Andradina, em fase final de construção e que ainda este ano deverá entrar em atividade, que além de atende a região do Vale do Ivinhema, cidades do Sul e Leste do MS, também serão beneficiados municípios próximos de Nova Andradina, localizados nos Estados de São Paulo e Paraná. Médico e vereador, Sandro Hoici, quando em nome dos demais vereadores, disse de sua satisfação em estar vivenciando a entrega da Unidade Móvel de prevenção do câncer. Mas há um personagem nesta história de vitória, que merece ser lembrado e destacado, que é o médico e vereador, Dr. Sandro Hoici, que devido a sua profissão, que lida muito proximamente com os males causados pelo devastador câncer, que quando atinge uma pessoa, atinge em cheio toda uma família.
O vereador democrata Sandro Hoici apresentou duas indicações legislativas na sessão desta segunda-feira (13), defendendo ações que visam beneficiar o Centro de Diagnóstico e Prevenção de Câncer de Nova Andradina. Conforme as propostas, o Parlamentar solicitou que seja verificada a possibilidade de isenção ou abatimento do valor da cobrança da conta de água e consequentemente do esgoto, bem como da energia elétrica. Dr. Sandro justifica que a medida faz-se necessária, haja vista que a instituição presta relevantes serviços para a comunidade de Nova Andradina e de todo estado de Mato Grosso do Sul. “Esta é uma instituição que merece todo o nosso apoio, que atende a população mais carente com serviços de qualidade. Por isso, nada mais justo que esta contribuição seja feita por parte das empresas”, enfatizou. As indicações foram encaminhadas ao diretor presidente da SANESUL, Victor Dibyazbek Filho e ao presidente da ENERGISA, Marcelo Silveira Da Rocha.
Dr. Sandro explica que o incentivo à utilização deste tipo de calçamento é necessário, devido o uso de concreto nos centros urbanos, que a cada dia é feito de maneira indiscriminada. “O uso das calçadas ecológicas pode ser significativa para a contribuição da absorção da água da chuva, na prevenção de um desenvolvimento social equilibrado e sustentável das cidades”, ressaltou. Conforme o Vereador, esse tipo de calçada ajuda a diminuir o volume e a velocidade das águas da chuva nas galerias, ajuda a restituir o lençol freático, evita erosões e contribui para a manutenção do asfalto.
A Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital de Câncer de Barretos, registra diariamente quatro mil atendimentos, 100% SUS, acolhendo pacientes de todo o país, inclusive de Nova Andradina.Preocupado em manter um atendimento digno a esses pacientes, o vereador Sandro Hoici  (DEM) propôs na sessão ordinária desta segunda-feira (23) que seja realizada mensalmente uma doação do município à instituição. Na indicação, Dr. Sandro solicita que seja estudada a possibilidade de devolução dos recursos do duodécimo da Câmara ao Executivo, no sentido de viabilizar o convênio entre Prefeitura e o Centro de Diagnóstico e Prevenção de Câncer de Nova Andradina, unidade da Fundação Pio XII. Em sua justificativa, o Parlamentar ressalta que o município utiliza constantemente dos serviços disponibilizados pela instituição. “Nada mais justo que façamos esta pequena contribuição, porém bastante significativa”, completa Dr. Sandro.
A indicação se justifica pela notória situação do citado calçamento, é visível que os bloquetes ali colocados estão se esfacelando, o que coloca em risco qualquer cidadão que ali circule, em especial as pessoas mias idosas, ou ainda que sejam portadoras de necessidades especiais, tais como cadeirantes. É de suma importância que se realize o serviço aqui solicitado, a fim de garantir que os munícipes possam exercer seu direito de ir e vir sem que seja colocada em risco a saúde de todos.
O vereador Dr. Sandro Hoici encaminhou requerimento solicitando informações sobre a aquisição de medicamentos da Rede Municipal de Saúde. A solicitação foi feita durante a sessão ordinária, na segunda-feira, dia 09 de setembro. Em seu requerimento, o vereador quer saber se há critérios para a aquisição dos medicamentos que não pertençam à listagem da rede básica, bem como se há critérios para a seleção dos munícipes que possam ser beneficiados com estes medicamentos adquiridos.
O vereador Dr. Sandro Hoici apresentou indicação solicitando que sejam realizados estudos no sentido de implantar monitoramento por câmeras em todas as praças e repartições públicas, interligado a uma central com viatura para ser deslocada quando necessário. De acordo com o vereador, há necessidade de implantar o monitoramento devido a grande quantidade de bens públicos que vem sendo depredados, gerando prejuízos aos cofres públicos. Dr. Sandro argumenta ainda que há dificuldade do Poder Executivo em manter guardas em todas as repartições públicas no período de 24 horas, e por este motivo, o vereador sugere a implantação do monitoramento, podendo ser firmada parceria com a Polícia Militar local. “Com isto, seriam reduzidos os custos financeiros para o município, além de contribuir com a preservação do patrimônio público”, defendeu Dr. Sandro.
O presidente da Câmara, vereador Newton Luiz de Oliveira, e o vereador Dr. Sandro Hoici fizeram indicação em conjunto ao diretor presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa, solicitando que seja implantada rede de esgoto sanitário nas imediações onde será construída a unidade de extensão do Hospital de Câncer de Barretos em Nova Andradina. Os vereadores informaram que no dia 04 de maio, participaram de reunião no escritório do pecuarista Ademar Capucci, com as presenças do diretor do Hospital de Câncer de Barretos, Henrique Prata, e o engenheiro Stefano Benedeto, quando foi apresentado o projeto do Centro de Diagnóstico que será construído em Nova Andradina, e a rede de esgoto sanitário foi uma das necessidades primordiais para o funcionamento da obra. Nenão e Dr. Sandro lembraram ainda que a implantação de rede de esgoto irá beneficiar também todo o complexo do Jardim Universitário, composto pela UFMS, e os conjuntos Habitacionais Celina Gonçalves, Almesinda Costa Souza e Randolfo Jareta. TRITURADOR – Em outra indicação em conjunto, os vereadores Nenão e Dr. Sandro Hoici também solicitaram na última sessão ordinária, realizada na segunda-feira, dia 20 de maio, que sejam feitos estudos para a aquisição de um triturador de pneus. A indicação foi encaminhada ao prefeito Roberto Hashioka, com cópia aos secretários de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, Márcio Costa, e de Finanças e Gestão, Arion Aislan de Souza. Os vereadores afirmam que é necessária a aquisição de um triturador de pneus pela grande quantidade do material que fica estocado, em pequeno espaço, e muitas vezes devido ao volume os pneus ficam ao relento, podendo ser criadouros de mosquitos da dengue.
A indicação se justifica pela notória situação do citado calçamento, é visível que os bloquetes ali colocados estão se esfacelando, o que coloca em risco qualquer cidadão que ali circule, em especial as pessoas mias idosas, ou ainda que sejam portadoras de necessidades especiais, tais como cadeirantes. É de suma importância que se realize o serviço aqui solicitado, a fim de garantir que os munícipes possam exercer seu direito de ir e vir sem que seja colocada em risco a saúde de todos.
No Estado de Mato Grosso do Sul, as maiores fontes de renda provêm do setor agrícola e agropecuário, e em Nova Andradina não é diferente. O produtor rural em busca de maior produtividade, além de corrigir e fertilizar o solo, precisa conhecer as condições climáticas mais favoráveis, e para isso, o estudo metereológico é fundamental. Pensando nisso, o vereador Dr. Sandro Hoici, apresentou na Câmara em 2009, indicação parlamentar solicitando a implantação de uma estação meteorológica no município. Na última semana, a implantação da plataforma foi anunciada pelo Ministério da Agricultura (MAPA) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em regime de urgência especial, a Câmara Municipal de Nova Andradina aprovou, na segunda-feira (9), a doação de um hectare de terra para a construção de uma unidade do Hospital do Câncer de Barretos no município. O projeto de lei de autoria do Executivo foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. Inicialmente, a unidade pretende envolver 39 municípios das regiões da Grande Dourados e do Vale do Ivinhema, onde vivem atualmente mais de 720 mil habitantes. A extensão do hospital será construída próxima ao campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UMFS), às margens da rodovia MS-134, na saída para Campo Grande.
Com o anúncio da construção de uma Unidade de Prevenção ao Câncer em Nova Andradina, que é uma extensão do Hospital do Câncer de Barretos, o vereador Dr. Sandro Hoici pediu ao Executivo Municipal, agilidade no envio do projeto de Lei que autoriza a doação de área para a construção do prédio. Segundo Dr. Sandro, o encaminhamento do projeto é necessário para agilizar a liberação de recursos federais. “O envio do Projeto de Lei é necessário para a legalização da doação da área e ainda para agilizar a liberação de recursos do Ministério da Saúde para a construção da unidade”, afirma Dr. Sandro. Para a idealização da Unidade em Nova Andradina, Dr. Sandro aponta que várias parcerias foram importantes, mas a principal foi a do coordenador do Hospital do Câncer de Barretos na região Vale do Ivinhema, Ademar Capuci. “A maior contribuição para consolidar o projeto em Nova Andradina é a de Ademar Capuci, por seu empenho e pela amizade com o diretor-presidente do Hospital, Henrique Prata”, aponta.
Na manhã desta última quarta-feira (02/12), Dr.Sandro acompanhado da Presidente da Associação de Moradores da Vila Operária, do vice-presidente Edson Clementino Pereira e do Coordenador Técnico Martins Marques dos Santos, compareceram à Promotoria de Nova Andradina para apresentar ao Promotor Dr.Ricardo Benito Crepaldi a proposta do “Projeto Futebol Solidário” que tem como meta incentivar o futebol amador e explorar o potencial educativo do futebol para disseminar valores fundamentais como a ética, cidadania e o cooperativismo, e concomitantemente, contribuir para redução dos problemas sociais, combatendo a ociosidade e oferecendo alternativas que minimizem as chances das crianças se desvirtuarem para o caminho das drogas e da criminalidade. “Quero firmar parcerias entre o Legislativo, Executivo, Judiciário e a sociedade para o enfrentamento dos problemas sociais. Nova Andradina precisa de programas que incentivem o esporte e a educação das crianças, e vou empenhar todos os esforços necessários para que isso aconteça.” declarou Dr.Sandro.