Vamos juntos preparar o futuro

Dia dos Pais: Dr.Sandro homenageia pioneiro da cidade

Postado em agosto 10, 2010

Para celebrar o Dia dos Pais, a Câmara Municipal de Nova Andradina realizou sessão solene para destacar essa importante data e homenagear pais que contribuíram para o desenvolvimento da cidade.

A sessão foi aberta com a apresentação do Grupo Vocal Vida & Voz, que interpretaram canções do grupo ABBA, e do saxofonista Rafael Fernandes. O Pároco Angelo Gaio destacou a importância do pai no desenvolvimento da família.

Dr.Sandro homenageou um dos pioneiros de Nova Andradina, o Sr. Shoji Shirota, que nasceu em  15 de novembro de 1925, na província Kega Matsuo Iida Shi, no Japão. Filho de Yoshiro Shirota e Inue Shirota, formou-se em 1945 como engenheiro agrimensor pela Faculdade Agro Educacional de Tokyo, no Japão.
Em 30 de julho de 1954, Shirota veio para o Brasil, através da Associação Rikko Kai, que atuava no serviço de imigração do Japão ao Brasil, radicando inicialmente na cidade de Registro, Estado de São Paulo.
Shirota chegou à Nova Andradina em outubro de 1959, e no mês seguinte iniciou seu trabalho na cidade, logo após sua emancipação político-administrativa. Shirota trabalhou como agrimensor no loteamento da cidade de Nova Andradina e na Fazenda Moura Andrade S/A Pastoril e Agrícola, onde até hoje continua atuando.
Em 1964, Shirota casou-se com Miyoko Shirota, com quem teve quatro filhas: Megumi, Motomi,  Mayumi e Mutsumi, e têm seis netos.
Shirota é membro fundador da Associação Cultural e Esportiva de Nova Andradina (Acena), fundada em 1960, e foi presidente da entidade de 1960 a 1962, e novamente em 1972. Na Acena, Shirota já ocupou diversas funções, como diretor cultural, diretor social e secretário, e permanece até hoje prestando relevantes serviços para a associação nipônica.
Em Nova Andradina, Shirota também fundou a Escola de Língua Japonesa. Shirota é membro da Diretoria da Associação Cultural Nipo-Brasileira Sul-Matogrossense, e da Associação R.Rikko do Brasil. Ainda participou da fundação da Cooperativa Agrícola Sul-Matogrossense, filial de Dourados, e da fundação da primeira escola de 2º Grau de Nova Andradina, como professor, além de ser colaborador da Beneficiência Nipo-Brasil (Enkyo), em Nova Andradina.
Shirota prestou colaboração para o Consulado Geral do Japão em São Paulo, sobre estudo da plantação de arroz de várzea na Fazenda Primavera, em 1961, colaborou com a implantação da Fazenda Teijin, e também prestou serviços de tradutor à comissão agrícola japonesa de Nagano sobre a soja. 
Entre as várias homenagens que Shirota já recebeu pelos serviços prestados no Brasil, se destacam a de 1998, quando foi homenageado pelo Ministro Exterior do Japão, no 90º aniversário da Imigração Japonesa no Brasil, em 2001, na Assembléia Legislativa , com o Diploma Mérito Legislativo, e em 2004 recebeu o título de cidadão honorário de Nova Andradina.

Em 2008, em comemoração ao centenário da imigração japonesa, Shirota recebeu inúmeras homenagens: Honra ao Mérito do município de Nova Andradina , da Associação Cultural Nipo-Brasileira Sul-Matogrossense, da Organização 100 anos de Bunkyo, São Paulo, e também,  juntamente com o Governador André Puccinelli, participou do acendimento da grande fogueira na 26ª FEJUNA.

Na mesma sessão, também foram homenageados pelos demais vereadores: Sebastião Liberato da Rocha indicado por Marião da Saúde; Antônio Flor do Vale indicado por Antônio Tomaz; Plínio Tolentino indicado por Vicente Lichoti; Antenor de Oliveira Chaves indicado por Claudinei Magrelo Brambila; Jaime Ricardo da Fonseca indicado por Zé Bugre; Juvenil Duarte dos Santos (Pipoca) homenageado por Glauco Lourenço; Yasuhiro Suguita por Marcio Costa. Já o prefeito Gilberto Garcia homenageou Jurandir Ferreira (Didi) e a Deputada Dione Hashioka indicou Dorival Cavalcante.

Sessão Solene Dia dos Pais: Shoji Shirota e Dr.Sandro Sessão Solene Dia dos Pais: Shoji Shirota e sua esposa, Miyoko Shirota