O mês de Março é dedicado, desde 1993, a atividades, celebrações e reflexões sobre o uso sustentável e consciente da água.
A Organização das Nações Unidas (ONU) orienta o Dia Mundial da Água 2010 para a qualidade da água, com o objetivo de mostrar que na gestão dos recursos hídricos a qualidade desse recurso é tão importante como a quantidade.
Este ano a campanha promovida pela ONU, para comemorar esta data, tem como tema “Água Limpa para um Mundo Saudável”.
Objetivos:
- Promover a consciencialização sobre a conservação de ecossistemas saudáveis e bem-estar humano, abordando os crescentes desafios em relação à qualidade da água na gestão desse recurso;
- Dar um maior realce ao tema da qualidade da água, alertando governos, organizações, comunidades e pessoas em todo o mundo para que adotem medidas em relação a este tema e de prevenção na contaminação, limpeza e reabilitação.
Em 1992, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), a Assembléia Geral da ONU declarou que no dia 22 de Março de cada ano, a partir de 1993, seria celebrado o Dia Mundial da Água.
Com a instituição do Dia Mundial da Água, os países foram convidados a aderir às recomendações da ONU relativas aos recursos hídricos e a concretizar atividades apropriadas ao contexto de cada país.
Luta local – No município de Nova Andradina, o vereador Dr.Sandro cobrou a regulamentação da lei de sua autoria, que tem como objetivo a economia e uso racional da água. A lei estabelece que todas as edificações não residenciais destinadas ao uso público (repartições públicas, escolas, rodoviárias, clínicas, restaurantes, bares, lanchonetes, etc) deverão utilizar equipamentos, sistemas ou dispositivos hidráulicos que propiciem o controle e redução do consumo de água, citando como exemplos torneiras e válvulas com redutores e reguladores de vazão, com sistema de fechamento automático. A referida lei foi já foi sancionada pelo prefeito, no entanto aguarda regulamentação para entrar em vigor.