Vamos juntos preparar o futuro

Dr.Sandro visita Hospital de Câncer de Barretos

Postado em julho 15, 2011

Henrique Prata, Diretor Geral do HC Barretos, Ademar Capuci e Dr.Sandro, na inauguração do IRCAD Brasil Ademar Capuci e Dr.Sandro em frente ao Hospital de Câncer de Barretos

O vereador Dr.Sandro juntamente com o empresário Ademar Capuci estiveram no último final de semana (08 e 09) visitando as instalações do Hospital de Câncer de Barretos para conhecer o maior centro de referência no tratamento de câncer na Amércia Latina.

O Hospital de Câncer de Barretos realiza cerca de 3.000 atendimentos por dia, de pacientes vindo de todos os estados brasileiros. Possui os mais modernos equipamentos para realizar exames laboratoriais, cirurgias e tratamentos. Apenas no ano de 2010 foram realizados 609.945 atendimentos, sendo cerca de 1.700 de pacientes de Nova Andradina.

Para atender a imensa demanda vinda de todo o Brasil, o complexo do Hospital revela números que impressionam: são 16 pavilhões, 13 alojamentos para 650 pessoas, Instituto de Prevenção com 2 unidades fixas e 6 móveis que percorrem cerca de 300.000 km pelas estradas do país, são servidas 8.000 refeições diariamente, 2.500 colaboradores, 250 médicos que trabalham em tempo integral e dedicação exclusiva, e R$ 4 milhões de déficit mensal.

O hospital oferece atendimento de primeira de forma totalmente gratuita aos pacientes do sistema público de saúde, porém os repasses são insuficientes para pagar as elevadas despesas, mas o empresário Henrique Prata, diretor geral e filho dos fundadores da instituição, com muito trabalho e seriedade,  conseguiu ganhar a confiança do público, e passou a receber o apoio de vários segmentos da sociedade, além de centenas de prefeituras e artistas de renome, como Chitãozinho e Xororó, Sérgio Reis, Xuxa, Ivete Sangalo, Leandro e Leonardo, Gugu Liberato, Zezé di Camargo e Luciano, Sandy e Junior, Gian e Giovani, João Paulo e Daniel, Rionegro e Solimões, Rick e Renner, Alexandre Pires, César e Paulinho, dentre outros. A Rede Vida de Televisão e o Padre Marcelo Rossi também colaboram. Pecuaristas de vários estados organizam leilões de gado, e suas rendas são revertidas para a obra. Em Nova Andradina, Ademar Capuci é o organizador do evento, que a 8 anos realiza o leilão “direito de viver”, o próximo ocorrerá no dia 04 de setembro.

Além do diagnóstico e tratamento, a instituição passou a desenvolver programas de prevenção, de ensino e de pesquisa. O Ministério da Saúde elevou-o à categoria de hospital de ensino, e o Ministério da Educação e Cultura aprovou residências nas especialidades de cirurgia, radioterapia, radiologia, medicina nuclear e oncologia. Uma equipe do hospital percorre o interior com um caminhão adaptado, realizando exames preventivos e detecção precoce da enfermidade.

Laboratório de treinamento do IRCAD BrasilA mais recente conquista da instituição foi trazer para o Brasil o IRCAD, instituto especializado no ensino e na pesquisa de cirurgias minimamente invasivas. Henrique, sem saber falar uma palavra em inglês, mas com discurso simples e firme, foi fundamental para convencer o médico francês e presidente do IRCAD, Sr. Jacques Marescaux, a optar pelo Brasil, vencendo a concorrência com a Argentina, que há três anos tentava instalar o centro latino-americano em seu país. No mundo há apenas 3 institutos, sendo um na França, outro em Taiwan e o terceiro no Brasil. Foram investidos aproximadamente R$ 60 milhões, sendo metade em parceria com o Governo de São Paulo e Governo Federal, e a outra metade em parceria com a Covidien, líder no mercado de material cirúrgico, e Karl Storz, principal fornecedora do setor de instrumentos endoscópicos. O prédio do instituto, construído ao lado do Hospital de Câncer, tem 7.200 metros quadrados, e 130 lugares em um auditório capaz de promover a integração online entre suas unidades. O laboratório tem capacidade para 40 profissionais acomodados em estações para treinamento em cirurgias laparoscópicas. O instituto vai destinar 30% das vagas a médicos do Sistema Único de Saúde (SUS). Estima-se que ainda em 2011, serão treinados 1.100 profissionais, podendo chegar a 3.000 anuais, quando instituto estiver funcionando em capacidade máxima.

Dr.Sandro acompanhou a cerimônia de inauguração do moderno centro de treinamento, e ficou impressionado:”Esse novo centro está no mesmo patamar de países de primeiro mundo, e vai permitir que médicos do SUS façam treinamentos e passem a oferecer na rede pública um procedimento que até pouco tempo era restrito as elites”, frisa.

O principal motivo levou Dr.Sandro ao HC de Barretos foi de encaminhar uma proposta de parceria e extensão de unidade de tratamento de câncer para Nova Andradina: “O HC de Barretos é o melhor centro de referencia no tratamento de câncer do país, onde muitos nova-andradinenses buscam soluções para suas enfermidades. Se conseguirmos estabelecer uma parceria, parte do tratamento poderá ser realizada aqui no município, e isso evitaria gastos com deslocamentos, trazendo muitos benefícios para a população”, explica.

A Instituição já possui unidades em Jales-SP, Juazeiro-BA, e está em implantação uma unidade em Porto Velho-RO. A proposta de criação de uma extensão em Nova Andradina foi bem aceita pelo diretor geral: “Se tiver parceiro, nós fazemos”.

Dr.Sandro buscará apoio do Governo do Estado e do Municipio para que o projeto possa ser concretizado: “É um projeto ousado, que demandará esforços de todas as esferas, e acredito que se todos que tem poder de decisão ponderarem sobre os benefícios trazidos à população, obteremos exito nessa proposta”,diz.