Vamos juntos preparar o futuro

Nova Andradina propõe Dia “D” de incentivo à doação de sangue e medula óssea

Postado em junho 24, 2021

A Câmara Municipal de Nova Andradina propôs a criação do Dia “D” para o Incentivo à Doação de Sangue e Medula Óssea. A iniciativa foi oficializada nesta semana durante a 17ª Sessão Plenária Ordinária Deliberativa, por meio da Indicação n°. 321/2021, de autoria dos vereadores Josenildo Ceará (PT), Gabriela Delgado (PSB), Dr. Sandro Hoici (DEM), Márcia Lobo (MDB), Deildo Piscineiro (PSDB) e Cida do Zé Bugre (PL).

“Doar sangue é certamente um ato de dignidade humana, uma ação responsável que é capaz de dar, doar e salvar vidas. É importante ressaltar que, por vezes, pessoas correm risco de morte devido não ter sangue disponível conforme a tipagem sanguínea do paciente. Doar sangue é um procedimento simples, rápido, sigiloso e seguro. Ainda assim, é importante estimular a doação voluntária de sangue, por meio de divulgação, conscientização e incentivo, argumentaram os parlamentares na justificativa da indicação.

“Considerando que nosso gabinete já apresentou propositura no que tange à solicitação de realização de parceria entre o município de Nova Andradina e a Rede Hemosul, para retorno dos atendimentos no Hemocentro de Nova Andradina, destacamos neste sentindo que é necessário adotar ações inovadoras para promover uma mudança de comportamento da população, em relação à doação voluntária de sangue”, complementou o vereador Josenildo Ceará.

Ainda de acordo com os autores da indicação, o Dia “D” tem como principal intuito incentivar a doação voluntária de sangue em Nova Andradina, de forma a aumentar o número de doadores e, assim, minimizar ou superar a carência que a população enfrenta deste insumo nos serviços de saúde.