Nesta semana, os vereadores Dr. Sandro Hoici e Marião da Saúde reiteraram indicação para viabilizar a elaboração de projeto de reciclagem de óleo de cozinha usado. A proposta já havia sido apresentada em 2014.
“Com o intuito de disseminar esta ideia e conscientizar as pessoas sobre esta questão, sugerimos que o poder público municipal desenvolva folders, banners e faixas, e distribua em locais estratégicos”, sugeriram.
Na indicação conjunta, os parlamentares reforçaram que “a atitude de cada um pode contribuir para melhorar as condições ambientais e cuidar do recurso natural mais importante do planeta – a água”.
“Se cada um der a destinação adequada ao óleo de cozinha usado já é um grande passo”, complementaram Dr. Sandro Hoici e Marião da Saúde. A proposta foi enviada à Prefeitura de Nova Andradina, com cópia para as respectivas secretarias municipais.
“O óleo usado pode ser reciclado e entregue à empresas que compram estes resíduos para fazer o refino e novamente e transformá-lo em sabão líquido, em pó ou até mesmo biocombustível”, acrescentaram.
Na ocasião, os parlamentares também enfatizaram outros impactos do projeto. “Para o meio ambiente o projeto é de grande importância já que um litro de óleo pode contaminar cerca de um milhão de litros de agua”, disseram.
De acordo com eles, “hoje o óleo usado é jogado diretamente nos ralos das pias ou nos lixos, poluem o solo, além de provocar o entupimento das tubulações nas redes de esgoto, aumentado até ate 45% os custos de tratamento”.
“Nosso município não dispõe de um local adequado para descarte deste resíduo. Na outra ponta, diversas pessoas sabem que poderiam dar um destino correto ao material e não tem conhecimento de onde entregar para reciclar os óleos usados”, concluíram.